PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: RAYSSA MARQUES DUARTE DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYSSA MARQUES DUARTE DA CRUZ
DATA: 19/03/2019
LOCAL: Auditório do IPeFarM
TÍTULO: Síntese de novos derivados híbridos contendo 2-amino-tiofenos e aminoglicosídeos como potenciais agentes antimicrobianos com ação sob membranas bacterianas, constituintes aniônicos e bombas de efluxo
PALAVRAS-CHAVES: antibacterianos, 2-aminotiofenos, aminoglicosídeos, bombas de efluxo, composto híbridos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As bacterias sao microorganismos potencialmente causadores de infeccoes, com potencial de levar a morte. A introducao dos antibioticos na terapeutica promoveu um declinio da mortalidade decorrente dessas infeccoes, contudo, o uso indiscriminado dos antibioticos acelerou o processo de selecao natural, fazendo com que cepas de microorganismos desenvolvessem rapidamente mecanismos de resistencia, tornando muito dos antibioticos inefetivos, e provomendo uma continua necessidade de busca de novos agentes antimicrobianos. Dentro desse contexto, a quimica medicinal atraves de suas ferramentas, permite o desenho e a obtencao de novas moleculas com potenciais acoes biologicas. Dentre essas ferramentas, a hibridizacao molecular, se destaca, sendo uma estrategia que combina dois ou mais farmacoforos numa mesma entidade quimica visando a obtencao de moleculas com propriedades biologicas mais pronunciadas. Nesse contexto, esse trabalho objetivou o planejamento e a sintese, atraves da estrategia de hibridizacao molecular, de novos compostos contendo como farmacoforos os aminoglicosideos e os 2-amino-tiofenos, que pudessem ter suas acoes antimicrobianas potencializadas pela acao dos compostos sob as membranas bacterianas, constituintes anionicos e bombas de efluxo. Os 2-aminotiofenicos foram sintetizados atraves da reacao de Gewald, seguido por etapas de reacoes diversas de: acetilacao, reducao, protecao e desprotecao, e reacao de acomplamento com linkers. Para a sintese do hibrido, foi escolhido um 2-aminotiofeno para a reacao de acomplamento com a neamina. Foi possivel obter 18 compostos, dentre eles: 17 2-amino-tiofenos e 1 hibrido neamina + 2-aminotiofeno (RMD70). As rotas sinteticas se mostraram adaptadas, simples e eficazes, gerando os compostos em rendimentos entre 8,2% a 89,3%. Alguns compostos tiveram sua citotoxicidade avaliada atraves do ensaio de MTT, apresentando moderada a baixa viabilidade celular (de 64,27 e 82,72%). Os compostos tiveram suas atividades antibacterianas avaliadas frente a diferentes linhagens de S. aureus (ATCC e mutantes que superexpressam genes codificadores de bombas de efluxo) utilizando duas metodologias. Nenhum composto apresentou atividade antibiotica direta, porem, muitos se mostraram adjuvantes de antibioticos por atuacao na inibicao de bombas de efluxo. Na metodologia A, os compostos RMD70 e 7EST-ACET apresentaram excelente atividade, modulando a atividade da ciprofloxacina em 8x. Na metodologia B, o melhor composto foi o 6ME-EST, que modulou as 3 linhagens estudadas: 8x para IS-58 (TertK) e SA-1199B (NorA) e 16x para RN-4220 (MrsA). Observou-se que a presenca da amina livre no C-2, a ausencia de grupos volumosos na posicao C-3 e na amina piperidinica sao importantes para a atividade biologica desses compostos. Conclui-se que a hibridizacao molecular realizada foi um sucesso, resultando em compostos com importantes propriedades antibacterianas. A avaliacao complementar do hibrido (e de outros hibridos), assim como dos compostos frente a outras cepas bacterianas quesspossuem outras bombas de efluxo se faz necessario, para determinacao do espectro de acao.
Presidente - 032.255.374-11 - FRANCISCO JAIME BEZERRA MENDONÇA JÚNIOR - UEPB
Externo ao Programa - 330621 - JOSE PINTO DE SIQUEIRA JUNIOR