PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: TATIANNE MOTA BATISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANNE MOTA BATISTA
DATA: 29/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do IPeFarM
TÍTULO: TOXICIDADE E ATIVIDADE ANTITUMORAL DO DERIVADO ACRIDÍNICO (E)-1’-{(4-flúorbenzilideno)-amino}-5’oxo-1,5’diidro-10H-espiro[acridina-9,2’-pirrol]-4’carbonitrila (AMTAC-07)
PALAVRAS-CHAVES: Derivados acridínicos, Carcinoma ascítico de Ehrlich, Efeito antiangiogênico, Atividade imunomoduladora
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O cancer abrange mais de 200 doencas distintas que sao unificadas pelo principio comum de crescimento celular descontrolado e potencial metastatico. Os derivados acridinicos sao agentes intercaladores de DNA e inibidores de topoisomerase e, desta forma, a sintese de novos derivados acridinicos tem sido de consideravel interesse na quimica medicinal. O composto (E)-1’-{(4-fluorbenzilideno)-amino}-5’oxo-1,5’diidro-10H-espiro[acridina-9,2’-pirrol]-4’carbonitrila (AMTAC-07) e um derivado acridinico capaz de inibir a topoisomerase II. Todavia, apesar dos dados relacionados a esse mecanismo de acao, nao ha relatos na literatura que descrevam o potencial antitumoral e o perfil de toxicidade do AMTAC-07. Sendo assim, o presente trabalho objetivou avaliar a toxicidade nao clinica e a atividade antitumoral in vivo e os possiveis mecanismos de acao antitumorais de AMTAC-07 em modelo de carcinoma ascitico de Ehrlich (CAE). No ensaio de toxicidade nao clinica aguda em camundongos, a administracao de AMTAC-07 (2000 mg/kg), via intraperitoneal (i.p.), nao induziu morte dos animais experimentais, sendo a dose letal media (DL50) estimada como maior que 5000 mg/kg. O uso do teste de toxicidade em embrioes de peixe (teste FET), indicou que a concentracao letal media (CL50) do AMTAC-07 e superior a 36,8 µg/mL. Para a avaliacao da genotoxicidade foi realizado o teste do micronucleo em sangue periferico de camundongos, sendo observado que AMTAC-07 (2000 mg/kg, i.p.) nao induziu aumento no numero de eritrocitos micronucleados. Em modelo de CAE, observou-se que AMTAC-07 (12,5, 25 ou 50 mg/kg, i.p., sete dias consecutivos de tratamento) reduziu o volume e massa tumorais, a viabilidade celular e a quantidade total de celulas tumorais peritoneais. Foi observado que o AMTAC-07 (50 mg/kg) nao induziu parada do ciclo celular. Foi determinada a microdensidade dos vasos no peritonio dos animais, sendo observada reducao deste parametro apos tratamento com AMTAC-07 (50 mg/kg) indicando acao antiangiogenica. Observou-se ainda que o AMTAC-07 atua na modulacao da resposta imune contra o tumor por induzir aumento nos niveis das citocinas IL-1β, TNF-α, CCL2 e IL-4. A realizacao de ensaio fluorimetrico utilizando o 2’,7’-diacetato diclorofluoresceina (DCFH-DA) permitiu a observacao de que o AMTAC-07 nao induz alteracoes no nivel de estresse oxidativo, no modelo experimental utilizado. Em relacao a toxicidade, apos tratamento antitumoral, entre todos os parametros avaliados (parametros metabolicos, bioquimicos, hematologicos e histologicos), foi observado que AMTAC-07 (50 mg/kg) nao induziu alteracoes significativas. Os dados apresentados, em conjunto, sugerem que AMTAC-07 possui baixa toxicidade nao clinica e significativa atividade antitumoral via mecanismos antiangiogenicos e imunomoduladores.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSÔA
Interno - 1117945 - MARCIA REGINA PIUVEZAM
Presidente - 1632241 - MARIANNA VIEIRA SOBRAL
Interno - 1524402 - RICARDO DIAS DE CASTRO
Externo à Instituição - TERESINHA GONCALVES DA SILVA