PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LUCAS SILVA ABREU

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS SILVA ABREU
DATA: 07/02/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do IPeFarM
TÍTULO: Investigação fitoquímica de espécies do semiárido: Stillingia loranthacea, Croton velutinus e Dictyoloma vandellianum.
PALAVRAS-CHAVES: Stillingia loranthacea, Croton velutinus, Dictyoloma vandellianum, 28-nor-taraxareno, diterpenos, fenilpropanoides, anti-ZIKV, citotoxicidade, anti-inflamatório, tripanocida
PÁGINAS: 309
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Este trabalho descreve o estudo fitoquímico das espécies Stillingia loranthaceae, Croton velutinus e Dictyoloma vandellianum do semiárido nordestino. As espécies foram coletas na cidade de Morro do Chapéu – Bahia. Foram utilizados técnicas de extração por maceração para obtenção dos extratos e cromatografia em coluna aberta para fracionamento inicial. Para o isolamento dos constituintes químicos foi utilizado Cromatografia Líquida de Alta Eficiência em escalas analíticas, semi e preparativa, e quando necessário acoplado a espectrometria de massas para realização de um isolamento direcionado, utilizando como base informações obtidas por dados de rede molecular. Os compostos isolados tiveram suas elucidações estruturais determinadas por dados espectroscópicos de RMN de 1H e 13C uni e bidimensionais, dados espectrométricos para confirmação estrutural e da fórmula molecular, infravermelho, rotação óptica e comparação com os dados disponíveis na literatura. Das cascas das raízes de S. loranthacea, foram isolados quatorze compostos sendo quatro novos derivados do esqueleto 28-nor-taraxareno (SL1-SL4), quatro novos diterpenos tiglianos (SL5-SL8), três diterpenos tiglianos conhecidos (SL9-SL11) e três diterpenos fexibilenos conhecidos (SL12-SL14). A citotoxicidade e atividade antiviral dos compostos SL1, SL2, SL5-SL14 foram avaliadas contra células Vero e contra um vírus da Zika epidêmico (ZIKV) que circula no Brasil. Seis dos doze compostos (SL2, SL5, SL9-SL11 e SL14) exibiram efeito antiviral significante contra o ZIKV. Especificamente, os compostos SL2 e SL5 demonstraram serem os compostos alvos mais promissores. Das raízes de C. velutinus, foram isolados quatro novos derivados de fenilpropanoides (CV1-CV4) e de três conhecidos (CV5-CV7). As atividades anti-inflamatória, citotóxica e tripanocida dos compostos foram avaliadas. Apenas os compostos CV2 e CV5 apresentaram atividade citotóxica para as linhas celulares de câncer (B16F10, HL-60, HCT116, MCF-7 e HepG2) assim como atividade tripanocida. Todos os compostos diminuíram a produção de nitrito e apenas o composto CV5 diminuiu a produção de IL-1β. Da espécie D. vandellianum, foi realizado uma determinação do perfil químico da fase éter etílico, oriundo do extrato metanólico das folhas, por CLAE-DAD-IESEM2, onde foi possível propor a presença de 42 compostos derivados de taninos gálicos e flavonoides. Além disso, foi realizado a atividade antinociceptiva dos extratos, fases e compostos isolados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2546542 - JOSEAN FECHINE TAVARES
Interno - 337333 - MARIA DE FATIMA VANDERLEI DE SOUZA
Interno - 1632241 - MARIANNA VIEIRA SOBRAL
Externo à Instituição - MASSUO JORGE KATO
Externo à Instituição - SILVANA MARIA ZUCOLOTTO LANGASSNER