PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LARISSA ADILIS MARIA PAIVA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA ADILIS MARIA PAIVA FERREIRA
DATA: 13/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do IPeFarM
TÍTULO: Efeito do alcaloide Curina, Chondodendron platyphyllum A. St. Hil (Miers) (Menispermaceae), nas vias de transdução de sinais TLR4/NFκB em granulócitos do pulmão no modelo experimental de Lesão Pulmonar Aguda (LPA) induzida por lipopolissacarídeo (LPS).
PALAVRAS-CHAVES: lesão pulmonar aguda; Lipopolissacarídeo; Curina; fator de transcrição NFκB; receptor do tipo toll 4 TLR4.
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A lesão pulmonar aguda (LPA) e, a sua forma mais grave, a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) são doenças inflamatórias que acometem os pulmões, com ruptura da barreira alvéolo-capilar e perda da complacência pulmonar orquestradas por intenso processo inflamatório mediado, majoritariamente por neutrófilos que culmina com o dado alveolar difuso e hipóxia tecidual. Até o momento, não se tem uma farmacoterapia adequada, portanto, a busca por alternativas farmacológicas que melhorem o quadro inflamatório, os danos teciduais e restaure a arquitetura pulmonar torna- se promissora. Neste contexto, a Curina, um alcaloide natural bisbenzilisoquinolínico, com propriedades antialérgica, analgésica e anti- inflamatória é o alvo desse estudo, o qual objetivou desvendar o(s) mecanismo(s) de ação do alcaloide no modelo experimental de lesão pulmonar aguda (LPA). Para tal, camundongos BALB/c machos foram desfiados com lipopolissacarídeo (LPS) e tratados com Curina uma, 24 e 48 horas após o desafio e, 72 horas após a administração do LPS, os animais foram eutanasiados e coletado o material biológico para as análises. O tratamento com a curina inibiu (p<0,05) a migração celular para o fluido do lavado broncoalveolar (BALF) dependente majoritariamente da inibição de neutrófilos. Em adição, a curina restaurou a arquitetura pulmonar, diminuindo o edema, a permeabilidade vascular e reduzindo a concentração de proteínas totais no BALF bem como a razão Úmido/Seco do pulmão. A curina também diminuiu (p<0,05) a produção das citocinas inflamatórias TNF-α, IL-1β e IL-6. De maneira surpreendente, a curina demonstrou sua atividade anti-inflamatória via modulação negativa na expressão do receptor TLR-4, com consequente diminuição da fosforilação e ativação da porção p65 do NFκB, interferindo, portanto, no processo inflamatório característico da LPA. De forma conclusiva, o tratamento com a curina reverteu o quadro inflamatório e edematogênico na LPA, via a sinalização TLR4/NFκB, tornando-a uma molécula promissora, candidata a possível fármaco, a ser testado em ensaios clínicos no sentido de ser incluída no arsenal diminuto e restrito de medicamentos para a síndrome do desconforto respiratório agudo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2485784 - CELIDARQUE DA SILVA DIAS
Presidente - 1117945 - MARCIA REGINA PIUVEZAM
Interno - 1632241 - MARIANNA VIEIRA SOBRAL