PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: THALISSON AMORIM DE SOUZA

DISCENTE: THALISSON AMORIM DE SOUZA
DATA: 13/02/2020
LOCAL: Sala 610 CCS
TÍTULO: Estudo fitoquímico de Neocalyptrocalyx longifolium Mart. Cornejo e Iltis Capparaceae
PALAVRAS-CHAVES: Caatinga, Capparaceae, Neocalyptrocalyx longifolium (icó), fitoquímica, oxazolidina-2-tionas
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A caatinga é um ecossistema encontrado exclusivamente no nordeste brasileiro, ocupa uma grande extensão geográfica, cerca de 60% da área total da região. Historicamente esse bioma é associado à seca, no século XIX von Martius o definiu como “uma floresta sem folhas no verão“. Contudo, nos dias atuais essa perspectiva tem mudado e sua biodiversidade se torna cada vez mais reconhecida, estima-se que a caatinga possui 1159 espécies endêmicas, dentre as quais várias possuem utilização medicinal descrita a partir dos saberes populares e tradicionais dos grupos que habitam a região. Entre as famílias de plantas adaptadas as condições típicas desse domínio fitogeográfico Capparaceae surge como uma das principais, devido ao seu número espécies amplamente distribuídas e seu uso na medicina popular. Comumente conhecido como "incó" Neocalytrocalix longifolium Mart. Cornejo & Iltis (sin. Capparis jacobinae, Cholicodendron longifolium) é endêmico do nordeste brasileiro e indicado para o tratamento de várias doenças como; problemas digestivos, dor abdominal, intoxicação, febre, diabetes, inflamação, problemas pulmonares, cardíacos e emenagogo. Apesar da vasta indicação, não há relatos na literatura sobre sua composição química. Assim, o objetivo deste trabalho é isolar e identificar as substâncias presentes em N. longifolium. O material vegetal, composto por partes subterrâneas, foi coletado no Estado da Paraíba, identificado pelo Prof. Dr. José Iranildo Miranda e armazenado como voucher no Herbário Manuel de Arruda Câmara da Universidade Estadual da Paraíba, registrado no Sisgen sob o número A885D6F. A raiz foi seca, pulverizada e extraída em etanol. A solução utilizada foi concentrada em evaporador sob pressão reduzida a 40 ° C. Em seguida, o extrato foi particionado, adicionando solventes aumentando a ordem de polaridade. As soluções foram concentradas, e a fase diclorometano fracionada por meio de coluna cromatográfica, em gel de sílica com hexano e acetato de etila em gradiente. Depois disso, as frações foram purificadas por HPLC tendo como fase móvel MeOH / H2Oac. As amostras foram analisadas por ressonância magnética nuclear de 1H e 13C e sua fórmula molecular confirmada por espectrometria de massas de alta resolução. Os resultados permitiram identificar 5-etil-5-metil, 5-dimetil oxazolidin-2-ona bem como 5-etil-5-metil, 5-dimetil oxazolidina-2-tiona e ácido siríngico isoladas pela primeira vez neste gênero. O estudo contribui para ampliar o conhecimento sobre espécies de Capparaceae neotropicais endêmicas do semiárido brasileiro.
Externo à Instituição - JACKSON ROBERTO GUEDES DA SILVA ALMEIDA
Presidente - 2546542 - JOSEAN FECHINE TAVARES