PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: MATHANIA SILVA DE ALMEIDA REZENDE

DISCENTE: MATHANIA SILVA DE ALMEIDA REZENDE
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Escola Técnica de Saúde
TÍTULO: Avaliação dos efeitos do carvacrol sobre a função erétil de ratos em modelo de envelhecimento induzido por D-galactose
PALAVRAS-CHAVES: 1. Disfunção erétil. 2. Envelhecimento. 3. D-galactose. 4. Estresse oxidativo. 5. Antioxidante. 6. Óleo essencial. 7. Monoterpeno 8. Carvacrol
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A disfunção erétil (DE) é definida como a incapacidade de alcançar e/ou manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória, sendo o envelhecimento um dos fatores de risco envolvidos no seu desenvolvimento. Evidências crescentes sugerem que o estresse oxidativo é o mediador chave das alterações na função endotelial e no tônus vascular peniano no processo de envelhecimento. Assim, a redução dos níveis de espécies reativas de oxigênio (ROS) pode ser um processo importante para preservar a bioatividade da vasculatura peniana. Compostos antioxidantes, como o carvacrol, limitam os danos causados pelas ROS e, portanto, apresentam benefícios para o tratamento da DE. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar um novo modelo experimental de DE no envelhecimento induzido por D-galactose, bem como avaliar os efeitos do carvacrol na função erétil desses ratos. Para isto, os animais foram divididos em cinco grupos: controle tratados com veículo (CTL), D-galactose 150 mg/kg (DGAL), D-galactose 150 mg/kg + carvacrol 50 ou 100 mg/kg (DGAL+CVC50 ou 100) e D-galactose 150 mg/kg + sildenafila 1,5 mg/kg (DGAL+SD1,5). Todos os animais foram submetidos a administrações diárias, via intraperitoneal (D-galactose) e oral (carvacrol e sildenafila), por oito semanas. Os protocolos experimentais foram previamente aprovados pela Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal da Paraíba nº 9706070319. Inicialmente, a aparência física dos animais foi analisada e verificou-se que o tratamento dos animais do grupo DGAL apresentavam características de envelhecimento, como queda de pelos severa, pelos crespos e opacos com tonalidades diferentes, diferentemente dos animais dos grupos CTL, DGAL+CVC50 ou 100 e DGAL+SD1,5 que tinham aparência saudável. Os animais apresentaram um aumento gradual no peso corporal sem diferenças entre os grupos tratados. Também não foram observadas diferenças estatísticas nos níveis glicêmicos desses animais. A função erétil foi avaliada pela relação pressão intracavernosa/pressão arterial média (ICP/MAP). A ICP/MAP no grupo DGAL foi significativamente reduzida quando comparada ao grupo CTL, demonstrando o desenvolvimento da DE. Os tratamentos com carvacrol ou sildenafila promoveram melhora deste parâmetro, sugerindo melhora da função erétil por estes tratamentos. Em relação a reatividade cavernosa, os grupos DGAL e SD1,5 apresentaram uma hipercontratilidade induzida por fenilefrina ou estimulação por campo elétrico, quando comparado com o grupo CTL e DGAL+CVC100, respectivamente. O tratamento com o carvacrol reduziu significativamente essa hipercontratilidade. A resposta relaxante induzida pela acetilcolina foi reduzida significativamente nos grupos DGAL e SD1,5 ao comparar com o grupo CTL. Esse efeito foi prevenido pelo tratamento com carvacrol. O relaxamento mediado pelo NPS não apresentou diferenças estatísticas entre os grupos. Em cortes histológicos de corpo cavernoso (CC), o grupo DGAL apresentou um aumento da produção de ânions superóxidos, quando comparado ao grupo CTL, enquanto que o tratamento com carvacrol e sildenafila preveniu esse aumento. Mudanças estruturais foram observadas com o tratamento do grupo DGAL, observando uma diminuição da área total do CC, quando comparado com o grupo CTL. O grupo DGAL+CVC100 foi capaz de prevenir essa alteração, diferentemente dos grupos DGAL+CVC50 e DGAL+SD1,5. O método biomarcador de senescência (senescência associada β- galactosidase - AS-β-gal) foi utilizado e observou-se que o grupo DGAL induziu o aumento da coloração positiva da atividade da AS-β-gal em tecido cavernoso em comparação com o grupo CTL. O tratamento com o cavacrol e sildenafila foi capaz de prevenir esse aumento. Em conclusão, esses resultados demonstram, pela primeira vez, que no modelo de envelhecimento induzido por D-galactose foi observado o estado de DE, hipercontratilidade, disfunção endotelial, além de produzir o aumento de ROS e diminuição dos componentes eréteis essenciais para a ereção peniana, e o tratamento com o carvacrol preveniu todas as alterações e danos associados a este modelo.
Externo ao Programa - 1669773 - GICIANE CARVALHO VIEIRA
Presidente - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS