PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: JOICE NASCIMENTO BARBOZA

DISCENTE: JOICE NASCIMENTO BARBOZA
DATA: 04/03/2020
LOCAL: Auditório do IPeFarM
TÍTULO: Amidas cinâmicas sintéticas e investigação da atividade antifúngica frente às cepas de Candida spp
PALAVRAS-CHAVES: Atividade anti-Candida, antimicrobiana, ácido cinâmico, docking molecular.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Nas últimas décadas houve um aumento na incidência das doenças fúngicas, mostrando-se como importante causa de morbidade e mortalidade em seres humanos afetando mais de um bilhão de indivíduos em todo o mundo. As leveduras do gênero Candida spp. são fungos patógenos oportunistas, que destacam-se como os mais isolados em amostras clínicas (prevalência de 40-70%). O desenvolvimento de resistência fúngica associado à elevada toxicidade, custo e eficácia dos antifúngicos existentes no mercado, vêm impulsionando à busca por novas alternativas terapêuticas. Os ácidos cinâmicos constituem-se em um grupo de ácidos carboxílicos aromáticos amplamente encontrados em vegetais, que apresentam diversidade estrutural, baixa toxicidade e várias atividades biológicas descritas, com destaque para atividade anti-Candida. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo preparar uma coleção de treze amidas derivadas do cloreto de cinamoíla (1-13), estruturalmente relacionadas, e avaliar a atividade antifúngica desses compostos frente a três espécies de Candida spp.: C. albicans, C. krusei e C. tropicalis, assim como, estabelecer a relação estrutura-atividade das substâncias avaliadas. As amidas foram preparadas utilizando a metodologia de reação de cloreto ácido e os compostos foram caracterizados pelas técnicas espectroscópicas de Infravermelho, Ressonância Magnética Nuclear de 1H e de 13C e apresentaram rendimentos que variaram de 36 – 85,6%. Dentre as treze substâncias obtidas, duas são inéditas na literatura. No teste antifúngico foi realizada a determinação da concentração inibitória mínima (CIM), a determinação da concentração fungicida mínima (CFM) e o ensaio de determinação do mecanismo de ação (sorbitol e ergosterol). Por meio dos resultados de bioatividade pode-se observar que as amidas 1 e 4 demonstraram efeito fungicida frente às cepas de Candida spp. O composto 4 apresentou melhor atividade antifúngica com valores de CIM=CFM=0,67 mM, 0,33 mM, 1,34 mM frente à C. albicans, C. krusei e C. tropicalis, respectivamente. Constatou-se por meio da razão (CFM/CIM<4), que as moléculas exerceram efeito fungicida, No tocante às características estruturais das amidas sobre a bioatividade antifúngica, evidenciou-se a importância das cadeias longas laterais de até oito carbonos. O estudo de docking molecular sugeriu que o possível mecanismo de ação dos compostos bioativos ocorre via multialvos com a inibição do HOS1 como principal alvo biológico. Portanto, pode-se concluir que foi possível estabelecer características químicas que podem servir de referência para o avanço no desenvolvimento de novos protótipos antifúngicos com melhor ação biológica contra espécies de Candida.
Externo ao Programa - 1961965 - KRISTERSON REINALDO DE LUNA FREIRE
Presidente - 6336328 - REINALDO NOBREGA DE ALMEIDA