PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CAROLINE DUARTE SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE DUARTE SIQUEIRA
DATA: 16/02/2012
HORA: 08:00
LOCAL: Centro de Biotecnologia
TÍTULO:

Constituíntes Químicos de Salzmannia nitida DC


PALAVRAS-CHAVES:

Salzmannia nitida DC., Terpenoides, Compostos fenólicos


PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

A espécie Salzmannia nitida DC., único representante do gênero monotípico Salzmannia, pertencentes à família Rubiaceae é encontrada nas restingas do Nordeste e conhecida popularmente como “catucá vermelho”.

Neste trabalho reportaremos o isolamento e elucidação estrutural de terpenos e compostos fenólicos isolados das raízes de S.nitida Para isso, o material vegetal, após secagem e pulverização, foi submetido a processos de extração, partição e cromatografia para isolamento dos constituintes químicos. A estrutura química dos mesmos foi determinada pelos métodos espectroscópicos de Infravermelho, Massas e Ressonância Magnética Nuclear de 1H e 13C uni e bidimensionais e comparações com modelos da literatura. Da fase hexânica foram obtidos três terpenoides: α-cadinol, ent-13-epi-19-hidroxi manoil óxido, relatados pela primeira vez na família, e ent-cauran-16-ene, relatado pela primeira vez no gênero; e um composto fenólico: 2-hidroxi-5-metoxiacetofenona, relatado pela primeira vez no gênero. Da fase diclorometano foi isolado um terpenoide: ent-3-oxo-manoil óxido, relatado pela primeira vez na família; e da fase acetato, mais um composto fenólico: derivado do ácido clorogênico, relatado pela primeira vez no gênero.

Desta forma, os resultados obtidos contribuíram para a ampliação do conhecimento quimiotaxonomico da família Rubiaceae, em especial da espécie Salzmannia nitida DC.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JORGE MAURICIO DAVID - UFBA
Interno - 6332264 - JOSE MARIA BARBOSA FILHO
Presidente - 6332292 - MARCELO SOBRAL DA SILVA