PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: PATRICIA LIMA DO NASCIMENTO NERIS

DISCENTE: PATRICIA LIMA DO NASCIMENTO NERIS
DATA: 18/06/2012
LOCAL: Centro de Biotecnologia
TÍTULO: NEOLIGNANA LICARINA A: SÍNTESE E INVESTIGAÇÃO DA ATIVIDADE BIOLÓGICA SOBRE Leishmania sp.
PALAVRAS-CHAVES: Leishmania. Neolignana. Licarina A
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

As leishmanioses constituem um complexo de doenças infecto-parasitárias causadas por protozoários do gênero Leishmania. No Brasil, o tratamento dessas doenças é realizado através da administração parenteral do antimonial pentavalente Glucantime®, utilizando-se como droga de segunda escolha a Anfotericina B. Contudo, esses tratamentos possuem as características de serem longo, caro e associado a sérios efeitos colaterais, requerendo acompanhamento médico. Deste modo, tornam-se necessárias pesquisas que visam tratamentos alternativos para essas enfermidades. Nesse contexto temos a Licarina A, uma neolignana inicialmente descoberta em plantas, que, no entanto, possui síntese química viável e apresenta diversas atividades biológicas. Este trabalho teve como objetivo sintetizar e avaliar a atividade antileishmania da Licarina A em modelos experimentais in vitro e in vivo. A síntese química da Licarina A apresentou rendimento de 60%. Esta neolignana demonstrou atividade leishmanicida, resultando em morte dos parasitas, e atividade leishmaniostática, visto que inibiu o crescimento das formas promastigotas de todas as espécies de Leishmania analisadas, gerando uma IC50 de 17,46 ± 2,06µg/mL para L. amazonensis; 9,59 ± 0,94µg/mL para L. major; 13,26 ± 1,23µg/mL para L. braziliensis; 9,83 ± 1,13µg/mL para L. chagasi. Verificou-se que a Licarina A promove uma perturbação nos níveis do íon cálcio intracelular [Ca2+]i nas formas promastigotas de L. amazonensis, L. chagasi e L. major, além de induzir morte por apoptose/necrose em L. amazonensis, e morte por apoptose em L. major e L. chagasi. No modelo de infecção de macrófagos murinos infectados com L. major ou L. chagasi, a Licarina A reduziu tanto a porcentagem de macrófagos infectados quanto o número de amastigotas por macrófago infectado, resultando em uma redução expressiva no índice de infecção quando comparados ao controle. Na infecção por L. major este resultado foi correlacionado a uma atividade imunomoduladora da neolignana, visto que esta induziu uma redução nos níveis das citocinas interleucina (IL)-6 e interleucina (IL)-10. Entretanto, em ambos os modelos de infecção in vitro, a atividade antiamastigota foi independente da produção de óxido nítrico.  O tratamento com a Licarina A não reduziu o tamanho da lesão de camundongos Balb/C infectados experimentalmente com L. amazonensis, todavia o grupo de animais tratados com 20mg/kg da neolignana apresentou uma redução da carga parasitária do baço. Pode-se concluir que a Licarina A possui uma significativa atividade antipromastigota e antiamastigota, assim como apresenta propriedades imunomodulatórias em modelos de infecção in vitro.

Presidente - 338028 - MARCIA ROSA DE OLIVEIRA
Interno - 1340309 - SANDRA RODRIGUES MASCARENHAS