PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: CATARINA ALVES DE LIMA SERAFIM

DISCENTE: CATARINA ALVES DE LIMA SERAFIM
DATA: 10/03/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: EFEITO GASTROPROTETOR DO MONOTERPENO (-)-CARVEOL EM MODELOS ANIMAIS
PALAVRAS-CHAVES: (-)-carveol; monoterpeno; úlcera péptica; toxicidade; gastroproteção.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O (-)-carveol (p-menta-6,8-dien-2-ol) é um álcool monoterpênico monocíclico, encontrado nos óleos essencias de espécies vegetais como Cymbopogon giganteus e Illicium pachyphyllum e em especiarias como o Carum carvi (cominho). Estudos farmacológicos mostram que o (-)-carveol apresenta atividade antitumoral, antimicrobiana, neuroprotetora, antioxidade e anti-inflamatória. Entretanto, não existem estudos na literatura sobre sua atividade gastroprotetora, motivando a escolha dessa substância para conduzir esse estudo. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho foi verificar a toxicidade oral aguda não clínica e o efeito gastroprotetor do (-)-carveol em modelos animais. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma avaliação comportamental, estimativa da dose letal 50% (DL 50 ), análise do efeito gastroprotetor com diferentes modelos de indução aguda pelos agentes lesivos (etanol, estresse, AINEs e ligadura do piloro) e os mecanismos envolvidos nesse efeito (antisecretórios, citoprotetores, antioxidantes e imunorregulatórios). Os resultados obtidos sugerem que o (-)-carveol possui baixa toxicidade, com DL 50 igual ou superior a 2.500 mg/kg conforme o guia nº 423 da OECD. No protocolo de úlcera induzida com etanol, o (-)-carveol (25, 50, 100 e 200 mg/kg, v.o.) apresentou efeito gastroprotetor com 46%, 70%, 91% e 93%, respectivamente, de inibição da lesão ulcerativa em comparação ao grupo controle (tween 80 5%). Nas lesões induzidas pelo estresse por contensão e frio, o (-)-carveol (25, 50, 100 e 200 mg/kg, v.o.) reduziu o índice de lesão ulcerativa (ILU) em 18%, 43%, 61% e 62%, respectivamente, em comparação com o controle (tween 80 5%). Na indução com AINEs (piroxicam), o (-)-carveol (25, 50, 100 e 200 mg/kg, v.o.) reduziu o ILU em 14%, 30%, 59% e 60%, respectivamente, em comparação ao controle negativo. No protocolo experimental de ligadura do piloro (contensão do suco gástrico), o (-)-carveol (100 mg/kg, v.o. e i.d.) reduziu o ILU em ambas as vias, não alterou o pH e a [H + ], mas diminuiu o volume de secreção gástrica. A administração prévia dos bloqueadores NEM (bloqueador dos grupamentos sulfidrílicos), L-NAME (inibidor da síntese de NO), glibenclamida (bloqueador do canal K ATP ) e indometacina (inibidor da ciclo-oxigenase), reduziu de forma significativa a gastroproteção exercida pelo (-)-carveol, sugerindo a participação dessas vias na sua atividade gastroprotetora. O (-)-carveol também aumentou o muco gástrico no tecido estomacal e apresentou efeitos antioxidantes ao aumentar a concentração de GSH e a atividade da SOD e reduzir os níveis de MDA e a atividade da MPO, como também, demonstrou efeito anti-inflamatório e imunomodulador ao reduzir as citocinas IL-1β e TNF-α e aumentar a citocina anti-inflamatória IL-10.
Externo à Instituição - CAROLINE ADDISON CARVALHO XAVIER DE MEDEIROS
Presidente - 1282788 - LEONIA MARIA BATISTA