PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: FABIANA LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA LIMA SILVA
DATA: 14/08/2013
HORA: 14:00
LOCAL: PgPNSB
TÍTULO: ESTUDO FITOQUÍMICO DE Cardiospermum corindum L. e Serjania caracasana (Jacq.) Willd. (SAPINDACEAE) COM POTENCIAL ATIVIDADE ANTIÚLCERA
PALAVRAS-CHAVES: Cardiospermum corindum, Serjania caracasana, metabólitos secundários, atividade gastroprotetora, avaliação toxicológica aguda.
PÁGINAS: 306
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Cardiospermum corindum Serjania caracasana são duas espécies da família Sapindaceae selecionadas para esse trabalho por serem espécies de larga ocorrência no Estado da Paraíba com poucos aspectos explorados tanto do ponto de vista químico como biológico. Visando contribuir para o estudo quimiotaxonômico da família Sapindaceae, as espécies em estudo foram submetidas a estudo fitoquímico para o isolamento de seus componentes majoritários. Dessa forma, utilizaram-se métodos cromatográficos clássicos, o que resultou no isolamento de onze compostos das partes aéreas da espécie C. corindum (fridelina, β-sitosterol, estigmasterol, β-sitosterol glicosilado, umbeliferona, escopoletina, umuhengerina, 3’,4’-dimetiléter-luteolina, crisoeriol, epidermina e quebrachitol) e seis compostos das partes aéreas da espécie S. caracasana (fridelina, β-sitosterol, estigmasterol, β-sitosterol glicosilado, β-amirina e quercitrina), sendo todos os compostos de S. caracasana relatados pela primeira vez, enquanto para C. corindum somente os fitosteróis foram descritos previamente. Com relação ao uso popular das espécies, ocorrem registros da utilização de C. corindumpara desordens do fígado e reumatismo, como tônico para a memória e como diurético e emenagogo, já para a espécie S. caracasana não se encontram usos na medicina popular, uma vez que as espécies do gênero são conhecidas pela propriedade de envenenar animais ectotérmicos e suspeitas de serem tóxicas para mamíferos. Em comum, os gêneros apresentam relatos de espécies com atividades gastroprotetoras, com isso, os estudos de atividade farmacológica foram conduzidos no sentido de verificar a atividade gastroprotetora, frente à modelo de úlcera induzido por etanol absoluto, para os extratos hidroetanólicos das partes aéreas das mesmas, partindo inicialmente da obtenção de doses seguras a partir da avaliação da toxicidade aguda. Pelos parâmetros avaliados nesse estudo, não houve morte dos animais, entretanto os extratos de C. corindum S. caracasana apresentoram atividade ansiogênica/sedativa temporária. Nos resultados de atividade gastroprotetora o extrato de S. caracasana se mostrou mais ativo que o de C. corindum.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2485784 - CELIDARQUE DA SILVA DIAS
Externo ao Programa - 1543823 - DAMIAO PERGENTINO DE SOUSA
Externo à Instituição - EDNA TOMIKO MYIAKE KATO - USP
Presidente - 6332264 - JOSE MARIA BARBOSA FILHO
Interno - 1632241 - MARIANNA VIEIRA SOBRAL CASTELLO BRANCO