PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: ANA KARINA HOLANDA LEITE MAIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KARINA HOLANDA LEITE MAIA
DATA: 13/09/2013
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: ESTUDOS PSICOFARMACOLÓGICOS PRÉ – CLÍNICOS DO 3-fenil-5-(4-metilfenil)-imidazolidin-2,4-diona (HPA-05) EM CAMUNDONGOS
PALAVRAS-CHAVES: Imidazolidínicos. Psicofármacos. Anticonvulsivante. Antinociceptivo
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Os compostos heterocíclicos são encontrados em muitos medicamentos com finalidades terapêuticas diversas, tendo destaque os derivados da hidantoína. Estes derivados, tais como os fármacos imidazolidínicos são empregados como: anticonvulsivantes, cicatrizantes, miorrelaxantes, antimicrobianos e antitumorais. Estudos anteriores, utilizando metodologias comportamentais, demonstraram que a HPA-05 (3-fenil-5-(4-metilfenil)-imidazolidin - 2,4 - diona) apresentava ações depressoras sobre o SNC (Sistema Nervoso Central) com indicações como antinociceptivos. Estes resultados nortearam este trabalho no sentido de que a atividade terapêutica de alívio da dor da HPA - 05 fosse melhor estudada. A dose de 200 mg/Kg da HPA-05, via i.p., não envolve a participação dos receptores K+ATP no seu mecanismo de ação, nem  receptores GABAA, não é exercida pela via colinérgica e também não envolve a via glutamatérgica, visto que o tratamento com a substância em estudo não reduz o tempo de lambida da pata em nenhuma das fases no teste da formalina. O pré-tratamento dos animais com L-arginina foi capaz de reverter o efeito antinociceptivo da HPA - 05 na primeira fase do teste da formalina, o qual envolve os receptores D2 da dopamina na segunda fase e a interação da cafeína com a HPA – 05, mostrando uma reversão do efeito antinociceptivo da HPA - 05, na primeira fase do teste da formalina. Os resultados com a HPA-05 se mostraram efetivos em inibir a latência das convulsões induzidas pelo pentilenotetrazol e pelo eletrochoque auricular, o que indica apresentar perfil de drogas anticonvulsivantes nesses testes. No teste do Labirinto em Cruz elevado, não foi observado nenhuma modificação comportamental indicativa de um possível efeito ansiolítico. Na peritonite induzida pela carragenina, houve redução na quantidade de leucócitos e neutrófilos na cavidade intraperitoneal dos animais tratados, demonstrando a atividade anti-inflamatória da HPA - 05. Os resultados apresentados neste estudo evidenciaram um efeito promissor da HPA - 05 como substância analgésica, anti-inflamatória e anticonvulsivante.

Externo à Instituição - ALMIR GONCALVES WANDERLEY - UFPE
Interno - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA