PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: ANTONIA ROSANGELA SOARES PENHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA ROSANGELA SOARES PENHA
DATA: 21/02/2014
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: ATIVIDADE ANTINOCICEPTIVA E ANTIOXIDANTE DO DERIVADO TIOFÊNICO 2-AMINO-4,5,6,7-TETRAHIDRO-BENZOTIOFENO-3-CARBONITRILA (6CN) EM CAMUNDONGOS
PALAVRAS-CHAVES: 6CN, atividade antinociceptiva, atividade antioxidante, camundongos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Os compostos heterocíclicos constituem uma classe de compostos com atividade farmacológica. Dentre os heterocíclicos, destacam-se os tiofenóis devido à sua potencialidade como protótipo para o desenvolvimento de novos fármacos, conhecidos por apresentar várias atividades biológicas. O derivado tiofênico 2-amino-4,5,6,7-tetrahidro-benzotiofeno-3-carbonitrila (6CN) é sintetizado através da reação de Gewald, considerada uma reação simples. Outros compostos sintéticos semelhantes apresentaram atividades diversas tais como: ansiolítica, anti-inflamatória e antinociceptiva. Este trabalho investigou a atividade antinociceptiva e antioxidante do derivado 6CN em camundongos. Inicialmente, foi realizada a pesquisa da dose letal 50% (DL50) do 6CN, no intuito de estabelecer doses seguras para os testes subsequentes. Na triagem farmacológica comportamental, as diferentes doses testadas do 6CN induziram alterações comportamentais psicodepressoras, tais como redução de ambulação e resposta ao toque diminuída e analgesia. Em seguida, foram avaliadas as atividades miorrelaxante, sedativa e ansiolítica. O 6CN apresentou atividade miorrelaxante e sedativa nas dose de 50 e 100 mg/kg nos testes do rota rod e indução do sono pelo tiopental, respectivamente, e atividade ansiolítica nas doses de 25 e 50 mg/kg no teste do labirinto em cruz elevado. Para avaliar a atividade antinociceptiva foram utilizados os testes das contorções abdominais induzidas por ácido acético, da formalina e da placa quente. O 6CN aumentou a latência para o inicio das contorções abdominais induzidas por ácido acético e reduziu o número de contorções, quando comparado ao grupo controle nas doses de 25, 50 e 100 mg/kg. No teste da formalina, a dose de 100 mg/kg alterou o tempo de lambida da pata na fase neurogênica (0-5 min), e na fase inflamatória (15-30 min) houve alterações em todas as doses testadas. No teste da placa quente, o 6CN aumentou a latência nas doses de 50 e 100 mg/kg nos primeiros 30 mim e a dose de 100 mg/kg manteve o efeito nos tempos de 30, 60 e 120 min. Para tentar elucidar o mecanismo de ação envolvido no efeito antinociceptivo do 6CN foram testadas as seguintes vias: opioide, adenosinérgica, dopaminérgica, muscarínica, L-arginina-óxido nítrico, gabaérgica e a via dos canais de K+ sensíveis ao ATP (K+ATP) no teste da formalina. A antinocicepção produzida pelo 6CN foi revertida pela cafeína na fase neurogênica e inflamatória e pelo haloperidol na segunda fase do teste da formalina, sugerindo o envolvimento dos receptores da adenosina e dopamina. O 6CN apresentou atividade antioxidante, avaliada pelos testes da atividade sequestradora do DPPH• e capacidade antioxidante equivalente ao trolox (CAET), com valores de CE50 de 4,7 e 1,1 μg/ml, respectivamente. Portanto, este trabalho demonstrou que o 6CN possui atividade antinociceptiva com participação dos sistemas adenosinérgico e dopaminérgico. Além disso, possui atividade antioxidante para os radicais DPPH e ABTS.
Externo à Instituição - ADRIANA ROLIM CAMPOS BARROS
Externo ao Programa - 6337281 - FABIO CORREIA SAMPAIO