PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: BRUNA BRAGA DANTAS

DISCENTE: BRUNA BRAGA DANTAS
DATA: 24/02/2014
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO EFEITO ANTICÂNCER DE COMPOSTOS SINTÉTICOS DERIVADOS DO NÚCLEO TETRAIDROPIRANO
PALAVRAS-CHAVES: câncer, citotoxicidade, morte celular, tetraidropirano.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Apesar dos investimentos na busca de terapias mais eficazes contra o câncer, as elevadas taxas de incidência e mortalidade provocadas por esta doença, continuam a crescer, consistindo, assim, em um dos principais problemas de saúde pública. Em paralelo ao avanço dessa patologia, houve um avanço na química medicinal que permite a síntese de uma variedade de compostos, favorecendo a investigação de novas estruturas com excelentes perspectivas terapêuticas. A síntese de compostos derivados do núcleo tetraidropiranos (DNT) vem recebendo atenção, considerando a ampla atividade biológica dessas estruturas. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi analisar a atividade citotóxica de compostos DNT. A viabilidade celular foi determinada pelos ensaios de redução do sal de MTT e espectrometria do corante CVN. Dos 31 compostos DNT estudados, 42a-c e 43a-c demonstraram potente efeito citotóxico em linhagens cancerígenas (K562, HL-60, HT-29, MCF-7), além de um efeito citotóxico menos expressivo em células não cancerígenas (L929, PBMC), as linhagens leucêmicas humanas K562 e Hl-60 foram as mais sensíveis. Os compostos 42b e 43c, foram considerados os mais promissores, bem como, demonstraram efeito citotóxico em cultura primária de sangue periférico e de medula óssea de pacientes com leucemia mieloide crônica. A capacidade dos compostos 42b e 43c de induzir alterações moleculares relacionadas ao tipo de morte celular foi avaliada por citometria de fluxo. Na linhagem K562, os compostos 42b e 43c tiveram efeito semelhante, provocando um aumento na concentração do DNA hipodiploide e parada na fase G1 do ciclo celular. No ensaio com dupla marcação anexina/iodeto de propídeo (IP) o composto 43c aumentou 20% de fluorescência para o IP. Para a linhagem HL-60, os compostos 42b e 43c induziram aumento da concentração de DNA hipodiploide, nas maiores concentrações, além de danificar a membrana plasmática e induzir despolarização na membrana mitocondrial. Apenas o composto 43c estimulou produção de EROs, e 42b e 43c aumentaram a dupla marcação para anexina/IP. Dessa forma, conclui-se que os compostos 42b e 43c apresentaram um potente efeito citotóxico e atividade antileucêmica, servindo de protótipo para modificações estruturais que aumentem a seletividade destas moléculas para células cancerígenas.
Externo à Instituição - ADOLFO HORN JUNIOR
Presidente - 1121078 - DEMETRIUS ANTONIO MACHADO DE ARAUJO