PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: JANINE AGRA PADILHA VASCONCELOS ALVES

DISCENTE: JANINE AGRA PADILHA VASCONCELOS ALVES
DATA: 21/08/2014
LOCAL: Auditório do CCS
TÍTULO: ENSAIO FARMACOLÓGICO CLÍNICO DE FASE II COM CREME DO EXTRATO BRUTO DA CASCA DO Anacardium occidentale L. NO TRATAMENTO DE LESÕES INFLAMATÓRIAS DA ARTICULAÇÃO DO PUNHO
PALAVRAS-CHAVES: Anacardium occidentale L. Saúde do trabalhador. Transtornos traumáticos cumulativos. Terapia por ultrassom
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Conhecida popularmente pelos seus efeitos anti-inflamatório, Anacardium occidentale Linn., é uma árvore pertencente à família Anacardiaceae, originária do Brasil.O objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia terapêutica do creme obtido do extrato bruto da casca do caule de Anacardium occidentale L.,comparado com o tratamento fisioterapêutico utilizando o ultrassom terapêutico em pacientes com lesões inflamatórias da articulação do punho.O ultrassom terapêutico é um recurso eletrofísico, utilizado por fisioterapeutas no tratamento de afecções do sistema musculoesquelético. A LER/DORT pode ser definida como um processo inflamatório agudo relacionada ao trabalho, acompanhado de dor, perda de função e fraqueza muscular. Esse estudo foi uma pesquisa do tipo experimental com abordagem quantitativa que constou de um ensaio farmacológico clínico, de fase II, randômico e controlado. Foi aprovada pelo Comitê de Ética do CCS da UFPB, sendo realizada na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. A amostra foi formada por 31 voluntários, que foram randomizados e avaliados quanto à intensidade da dor, a mobilidade articular, o grau de força muscular e a perimetria articular do punho, esses parâmetros foram reavaliados semanalmente por um mês. Os mesmo foram divididos em dois grupos, o Grupo AO recebeu gratuitamente o creme e o Grupo US, que foi submetido ao tratamento com o Ultrassom. A análise dos dados foi executada no SPSS 20.0® (IBM SPPS Inc.,EUA) e pelo Epi Info 6,04d® (CDC e OMS, EUA e Suiça). Considerou-se o ponto de corte de 5% no nível descritivo (p ≤ 0,05) para significância estatística. Na avaliação inicial dos voluntários, foi observado que em ambos os grupos a dor era alta ou máxima, que havia diminuição da amplitude de movimento para flexão e extensão do punho e grau de força média para os músculos flexores e extensores. Na reavaliação final, ambos os grupos apresentaram melhora do quadro álgico, houve aumento de amplitude no Grupo AO para os movimentos de extensão e de desvio radial e no Grupo US para a flexão do punho, quanto a força muscular, houve ganho no Grupo AO para os músculos flexores e no Grupo US a força média dos flexores se manteve. Para os músculos extensores houve melhora da força em ambos os grupos. Na avaliação clínica dos voluntários que usaram o creme de Anacardium occidentale L.,observou-se melhora da intensidade dolorosa, ganho na amplitude de movimento para extensão e desvio radial do punho, com significância estatística e para a força muscular houve incremento tanto para os músculos flexores quanto para os extensores. Embora, a maioria dos resultados não tenha apresentado significância estatística, as variáveis analisadas tiveram boa expressividade clínica. Almeja-se que este estudo contribua para a confirmação das propriedades anti-inflamatória e analgésica de Anacardium occidentale L.
Presidente - 336287 - MARGARETH DE FATIMA FORMIGA MELO DINIZ
Interno - 6336328 - REINALDO NOBREGA DE ALMEIDA