PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: CAMILA GURGEL DANTAS DE PAULA

DISCENTE: CAMILA GURGEL DANTAS DE PAULA
DATA: 23/02/2015
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: ATIVIDADE ANTIFÚNGICA IN VITRO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cymbopogon nardus L. Rendle (Citronela) E DO FITOCONSTITUINTE CITRONELAL SOBRE Cladosporium carrionii
PALAVRAS-CHAVES: Atividade antifúngica. Cymbopogon nardus. Citronelal. Cladosporium carrionii
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Fungos dematiáceos, demáceos ou escuros compõem um grupo grande e heterogêneo de fungos que causam uma variedade de doenças, incluindo feohifomicoses, cromoblastomicoses, micetomas e alergias. Espécies do gênero Cladosporium são relevantes no desenvolvimento de cromoblatomicoses, e se destacam como contaminantes de plantas. A toxicidade dos antifúngicos convencionais e o aumento da resistência aos esquemas terapêuticos utilizados impulsionam o estudo da atividade antifúngica de novas alternativas, incluindo as de fonte natural. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antifúngica in vitro do óleo essencial de Cymbopogon nardus L. Rendle e do citronelal sobre cepas de Cladosporium carrionii. Neste estudo, os seguintes métodos foram utilizados: triagem microbiológica, determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Fungicida Mínima (CFM), medida do crescimento micelial radial em diferentes intervalos de tempo, inibição da germinação de conídios e avaliação de alterações morfológicas. Dentre os sete óleos essenciais testados, o de C. nardus demonstrou uma potente atividade antifúngica, inibindo o crescimento de 83,3% das cepas de fungos demáceos utilizadas. O óleo essencial de C. nardus teve sua CIM e CFM estabelecidas em 64 µg/ mL e o citronelal em 32 µg/ mL. Tanto o óleo essencial de C. nardus quanto o citronelal inibiram de forma significativa o crescimento micelial radial das cepas testadas, nas concentrações CIM, CIMx2 e CIMx4, após 12 dias de exposição. Nas concentrações CIM50 (64 µg/ mL- óleo essencial e 32μg/mL -citronelal) e CIM90 (128 μg/mL - óleo essencial e 512μg/mL - citronelal), foram capazes de inibir de forma significativa a germinação dos conídios fúngicos de ambas as cepas testadas. A determinação do efeito do óleo essencial de C. nardus e do citronelal sobre a morfogênese das cepas de C. carrionii demonstrou que ambos foram capazes de induzir alteraçõesmorfológicas, como desenvolvimento de hifas tortuosas, finas e diminuição da conidiação, nas concentrações CIM, CIMx2 e CIMx4. Dessa forma, conclui-se que o óleo essencial de C. nardus e o seu fitoconstituinte citronelal mostraram pronunciada atividade antifúngica sobre as cepas de C. carrionii testadas, o que impulsiona o estudo de suas atividades antifúngicas in vivo, bem como a busca por formulações farmacêuticas a serem utilizadas para a terapia de algumas micoses, especialmente aquelas causadas por fungos demáceos.
Presidente - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA
Interno - 1349965 - BARBARA VIVIANA DE OLIVEIRA SANTOS