PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: ISIS FERNANDES GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISIS FERNANDES GOMES
DATA: 01/04/2015
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: DETERMINAÇÃO DO TRACHYLOBANO-360 EM MATRIZES BIOLÓGICAS DE CAMUNDONGO POR CLAE-EM E SUA APLICAÇÃO PARA ESTUDO FARMACOCINÉTICO.
PALAVRAS-CHAVES: Xylopia langsdorffiana St.-Hil. & Tul (Anonaceae). Trachylobano-360. Bioanálise. Validação. CLAE-EM. Farmacocinética. Produtos Naturais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O trachylobano-360, um diterpeno isolado do extrato hexânico do caule de Xylopia langsdorffiana St.-Hil. & Tul (Anonaceae), apresenta atividades farmacológicas, entre as quais ação espasmolítica, relaxante em músculo liso traqueal de cobaias, inibição de crescimento do tumor sólido Sarcoma 180 em camundongos transplantados, fraca citotoxicidade frente linhagens leucêmicas humanas (K562, U937 e HL60), células não tumorais (fibroblastos V79, hepatócitos de ratos) e eritrócitos de camundongos. Não há estudo farmacocinético envolvendo a análise da distribuição tecidual e via de eliminação do trachylobano-360 em matrizes biológicas. Os estudos em farmacocinética tem validade preditiva na construção de doses e regimes posológicos para estudos clínicos, sendo assim, o presente trabalho descreve a aplicação do método analítico para realização desse estudo, relatando a validação do método bioanalítico para quantificação do trachylobano-360 em cérebro, rins, fígado e fezes de camundongos, utilizando a CLAE-EM. O estudo foi previamente aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UFPB). Para o método cromatográfico aplicado foi utilizada uma coluna de fase reversa C-18 (250 x 4,6 mm x 5 μm) e como fase móvel uma mistura de água, aditivada com 0,1% de NH4OH e ACN em proporções variadas, dependentes da eluição. O fluxo dos solventes aplicado para as análises foi de 1 mL/min e o volume injetado da amostra foi de 20 μL. Para o método aplicado na extração líquido-líquido foi utilizado CHCl3 a 14.000 x g durante15 minutos. O método de quantificação foi validado de acordo com a Resolução RE nº 899/2003 da ANVISA e mostrou-se: seletivo nas matrizes analisadas, linear na faixa de concentração utilizada (200-2500 ng/mL), preciso (CV ≤ 15%) e exato (100-110%), dentro das condições especificadas, podendo ser empregado para determinação quantitativa do trachylobano-360 em matrizes biológicas, bem como em estudos farmacocinéticos, possuindo a porcentagem de recuperação nas matrizes em cerca de 62,85% com desvio padrão de 2,86 e o efeito de matriz negativo e equivalente em todas as matrizes: cérebro (-93,14% ± 2,344), fígado (-92,81% ± 4,391), rins (-90,31% ± 3,185) e fezes (- 92,90% ± 1,525). Nesse estudo foram analisados cérebro, fígado, rins e fezes para determinação da distribuição tecidual e via de eliminação, associando a dados do estudo farmacocinético em sangue. A ampla distribuição tecidual do T-360 pode ser atribuída à sua hidrofobia e boa capacidade de penetração através das biomembranas da maioria dos órgãos, podendo ser confirmado pelo curto tempo de meia-vida, elevados clearance sistêmico e volume de distribuição, bem como pela determinação do Log P e PSA. A alta concentração do trachylobano-360 no fígado dos camundongos, no tempo de 10 min em comparação com os demais, indicou a propensão deste diterpeno sofrer metabolização hepática. Assim como no fígado, altos índices de trachylobano-360 foram detectados no cérebro e os rins, sugerindo que esses órgãos possuem alta taxa de perfusão. A concentração de trachylobano-360 detectada no cérebro atingiu seu limite máximo 15 minutos após a administração endovenosa, sugerindo que o mesmo atravessa a barreira hemato-encefálica. Embora não tenha sido observado trachylobano-360 na via de eliminação urinária, quantidades significativas foram detectadas nos rins, podendo ser associada à biotransformação renal e a eliminação de seus metabólitos. Após 4h não observamos mais quantidades detectáveis de T-360 nos órgãos, sugerindo baixo acúmulo tecidual, e que a substância está sendo eliminada, o que foi comprovado após análise das fezes, na qual, a partir de 4 h após administração desse diterpeno, observou-se níveis de concentração crescentes atingindo o máximo após 12h, enfatizando que a via de eliminação do T-360 é a fecal.
Externo ao Programa - 2526001 - FABIO SANTOS DE SOUZA
Externo ao Programa - 1514305 - HEMERSON IURY FERREIRA MAGALHAES