PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: JAISLANIA LUCENA DE FIGUEIREDO LIMA

DISCENTE: JAISLANIA LUCENA DE FIGUEIREDO LIMA
DATA: 18/02/2022
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/apb-reub-dzs
TÍTULO: Investigação da Ação do trans-anetol em Modelos Comportamentais de Convulsão em Camundongos.
PALAVRAS-CHAVES: trans-anetol. Anticonvulsivante. Mecanismo de ação. In vivo. In silico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A epilepsia é uma doença crônica, não transmissível e tratável. Pode ser caracterizada por descargas elétricas que afetam uma região do cérebro ou várias, ocorrendo de forma recorrente e não provocada. Há interesse em buscar alternativas de tratamento para suprir pacientes farmacorresistentes e intoleráveis aos efeitos adversos dos mesmos. Essa busca passa a ser crescente por produtos naturais seguros e eficazes, dentre eles os óleos essenciais oriundos das plantas e com inerentes atividades anticonvulsivantes. Com essa característica tem-se o trans-anetol (TAN), constituinte majoritário dos óleos essenciais da erva doce, anis verde e anis estrelado. Substância segura aprovada pelo FDA para uso como aromatizante em comidas e bebidas e atividade anticonvulsivante previamente comprovada. O trabalho teve objetivo investigar um possível mecanismo de ação para o TAN via método in sílico (Docking molecular) associando com sua possível atividade anticonvulsivante in vivo nas doses 50, 100 e 150 mg/kg (i.p), utilizando os agentes químicos convulsivantes Pilocarpina e o Ácido 3-mercaptopropiônico, como também avaliamos o sinergismo do TAN frente aos anticonvulsivantes clássicos. Para isso foram utilizados Camundongos Swiss (Mus musculus) machos, protocolos aprovados pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal da Paraíba, sob número de certidão 3890250918. Os estudos in sílico utilizando metodologia de docking molecular observaram sua afinidade por alvos GABAA e NMDA. Estudos in vivo, utilizando o agente químico Pilocarpina 350 mg/kg (i.p) observou atividade anticonvulsivante do TAN na dose de 100 mg/kg (i.p). Na observação das convulsões com o ácido 3-mercaptopropiônico 40 mg/kg (i.p), nenhuma dose do TAN foi eficaz. Quando se associou o TAN com o Fenobarbital (20 e 40 mg/kg i.p) e Fenitoína (12,5 mg/kg e 25 mg/kg i.p) houve uma redução na duração da extensão tônica dos membros posteriores dos animais. Assim como redução na mortalidade quando comparados ao grupo veículo. A partir dos resultados in silico pode-se prever que o trans-anetol age via receptores GABAA e NMDA e resultados in vivo a atividade anticonvulsivante do TAN, assim como associações benéficas desse com os anticonvulsivantes clássicos e seu efeito neuroprotetor.
Externo à Instituição - DIOGO VILAR DA FONSECA
Interno - 336287 - MARGARETH DE FATIMA FORMIGA MELO DINIZ