PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: JESSICA CABRAL DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA CABRAL DE ANDRADE
DATA: 16/08/2022
LOCAL: Link para videoconferência: https://meet.google.com/hds-fuui-jxv
TÍTULO: ENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS GABAÉRGICOS E GLUTAMATÉRGICOS NA ATIVIDADE ANSIOLÍTICA-SÍMILE DO HIDROXICITRONELAL
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade. Neurotransmissão GABAérgica. Neurotransmissão glutamatérgica. Monoterpenos. Docking
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O hidroxicitronelal (HC), obtido a partir da semissíntese do citronelal, é amplamente utilizado como fragrância em cosméticos. Pertence à classe dos monoterpenos, sendo que alguns desses compostos já foram estudados em relação às suas atividades sobre o sistema nervoso central, inclusive atividade ansiolítica. O objetivo deste trabalho foi avaliar a possível atividade do tipo ansiolítico-símile do HC, e seu possível mecanismo de ação usando metodologias in vivo e in silico. Camundongos machos Swiss (Mus musculus) foram tratados com HC (12,5; 25 e 50 mg/kg, i.p.) e submetidos aos testes do Rota rod, labirinto em cruz elevado (LCE), campo aberto (CA) e placa perfurada (PP). Nenhuma diferença significativa foi observada no teste do Rota Rod, em relação ao grupo controle negativo, para a atividade motora dos animais tratados com HC em 12,5; 25 e 50 mg/kg, i.p., indicando ausência de efeito miorrelaxante ou sedativo. No labirinto em cruz elevado, HC (nas três doses) induziu aumento, significativo, na porcentagem de entradas (34,8%, 33,8% e 38,6%, respectivamente) e no tempo de permanência (49,9%, 56,1% e 57,0%, respectivamente) nos braços abertos do LCE, bem como o aumentou o número de cruzamentos no teste do campo aberto e o número de mergulhos na placa perfurada. A atividade ansiolítica foi revertida após a utilização do antagonista dos receptores GABAA. A administração da cetamina em associação com o HC resultou em aumento no número de entradas e tempo de permanência dos animais nos braços abertos do LCE, mesmo estando em doses sub-ativas. Os estudos in silico mostraram uma interação estável entre o HC e aminoácidos presentes nos receptores GABAA e nos receptores NMDA do glutamato. O possível mecanismo de ação da atividade do tipo ansiolítico-símile do composto pode ser atribuído, possivelmente, ao envolvimento da neurotransmissão GABAérgica e glutamatérgica essenciais no funcionamento do SNC, a qual foi observada em estudos in vivo e in silico, sugerindo que o HC possui uma modulação alostérica positiva sobre o receptor GABAA. Os dados farmacocinéticos obtidos mostram que o HC possui os parâmetros satisfatórios almejados para um futuro candidato a fármaco.
Interno - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE
Externo à Instituição - FELIPE HUGO ALENCAR FERNANDES