PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: VIVIANE SILVA LIMA

DISCENTE: VIVIANE SILVA LIMA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Link para videoconferência: https://meet.google.com/paa-gexr-xcz
TÍTULO: Avaliação do efeito do carvacrol (2-metil-5-(1-metiletil)-fenol) sobre as alterações cardíacas e renais em ratos espontaneamente hipertensos
PALAVRAS-CHAVES: Hipertensão. Danos em órgãos-alvo. Ratos espontaneamente hipertensos. Estresse oxidativo. Carvacrol
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica crônica não transmissível, caracterizada por um aumento sustentado da pressão arterial de etiologia variada. Possui elevadas taxas de morbidade e mortalidade e representa um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares. A hipertensão está associada a prejuízos progressivos na função e estrutura de órgãos-alvo, como o coração e o rim, que sofrem alterações estruturais e funcionais. O desenvolvimento da hipertensão tem sido associado, com o estresse oxidativo, um mecanismo que causa lesão tecidual em múltiplos sistemas e órgãos, afetando também os órgãos-alvo da hipertensão. Dessa forma, buscar alternativas de substâncias que possuam atividade anti-hipertensiva e antioxidantes, e que melhorem os danos nos órgãos-alvo da hipertensão, devem ser exploradas. Neste contexto, o carvacrol, um monoterpeno fenólico, presente em algumas plantas aromáticas, apresenta dentre as suas propriedades importantes a atividade vasorelaxante, anti-hipertensiva e antioxidante. Diante disto, o objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos do tratamento com carvacrol nas alterações cardíacas e renais em ratos espontaneamente hipertensos. Os animais foram divididos em cinco grupos: controle normotenso wistar kyoto (WKY-CTL) e hipertenso (SHR-CTL); e hipertensos tratados com carvacrol 50 mg/kg (SHR-C50), carvacrol 100 mg/kg (SHR-C100) e resveratrol 10 mg/kg (SHR-RE10). Todos os ratos foram tratados por via oral, uma vez ao dia, durante quatro semanas. Os protocolos experimentais foram aprovados pelo CEUA-UFPB nº 6638150621. O tratamento não afetou o peso dos animais ao longo do tratamento. No ensaio de medida indireta de pressão arterial, o grupo SHR-CTL apresentou níveis de pressão arterial sistólica (PAS) significativamente elevados, em relação ao controle, ao longo do tratamento, comprovando a hipertensão nos animais. Os grupos SHR-C50, SHR-C100 e SHR-RE10 tiveram as PAS reduzidas em relação ao início do tratamento, quando comparados ao SHR-CTL. O carvacrol (50 mg/kg) conseguiu reduzir índice de massa do coração, quando comparado ao SHR-CTL. Através do ecocardiograma foi possível verificar modificações estruturais no coração, como o diâmetro ventricular esquerdo na diástole e na sístole, e calcular o índice massa ventricular esquerda, a fração de ejeção e a fração de encurtamento. O grupo SHR-CTL não apresentou alteração nos parâmetros ecocardiográficos em comparação ao grupo WKY-CTL. Assim como, os grupos SHR-C50, SHR-C100 e SHR-RE10, não apresentaram alterações em comparação ao SHR-CTL. Através do eletrocardiograma, foi possível observar que os animais hipertensos (SHR-CTL) possuíam um aumento da duração do QRS em relação ao WKY, e o carvacrol não foi capaz de reverter a duração do intervalo QRS. A duração do intervalo QT não demonstrou diferença entre os grupos SHR-CTL e WKY-CTL, assim como entre os grupos tratados com carvacrol e resveratrol. A avaliação das alterações renais foi realizada inicialmente através do índice de massa renal, onde o grupo SHR-CTL apresentou um aumento no índice quando comparado ao WKY-CTL. Entretanto, o tratamento com carvacrol não conseguiu reduzir esse índice. Nos ensaios de ureia e creatinina plasmática, os animais dos grupos avaliados não apresentaram diferenças de creatinina. Contudo, a ureia foi aumentada no grupo SHR-CTL quando comparado ao WKY-CTL. Nas duas condições experimentais o carvacrol conseguiu reduzir este parâmetro, quando comparados ao SHR-CTL. Entretanto, o tratamento com resveratrol diminuiu as concentrações de ureia plasmática em comparação ao SHR-CTL e não foi observado diferença com o grupo WKY-CTL. Os grupos hipertensos apresentaram maior deposição de colágeno cardíaco e renal, e houve a diminuição com o tratamento do carvacrol e resveratrol. Em cortes do tecido cardíaco e renal, o carvacrol reduziu significativamente a fluorescência basal da sonda DHE, quando comparados ao SHR-CTL. Desta forma, estes resultados demonstram que o tratamento com carvacrol foi eficiente em reduzir a pressão arterial, além de melhorar a fibrose cardíaca e renal, a função renal, e o estresse oxidativo.
Externo ao Programa - 2008919 - ENEAS RICARDO DE MORAIS GOMES
Presidente - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS