PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: GEORGE LUIS DIAS DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGE LUIS DIAS DOS SANTOS
DATA: 28/11/2022
LOCAL: Link da vídeoconferência: https://meet.google.com/ozx-qmmj-sey
TÍTULO: ESTUDO FITOQUÍMICO DE ESPÉCIES DOS GÊNEROS Heliotropium e Euploca (BORAGINACEAE): BUSCA DE MOLÉCULAS COM ATIVIDADE BIOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Família Boraginaceae. Heliotropium. Euploca. Elucidação Estrutural. Citotoxicidade. Interleucina-1β. Inibição de ON. Lignana Arildihidronaftaleno. Ésteres de Sacarose. Ácidos Fe
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Pesquisas voltadas para os conhecimentos fitoquímicos e farmacológicos de espécies vegetais vêm aumentando com intuito de contribuir, juntamente com a etnofarmacologia e a medicina popular, na compreensão das respostas biológicas promovidas por esses vegetais. A família Boraginaceae, por apresentar uma riqueza de espécies e uma grande complexidade taxonômica, ainda são escassos os estudos sobre composição química. Porém, pesquisas revelaram a presença de metabólitos secundários de diversas classes como terpenoides, naftoquinonas, flavonoides, fenilpropanoides, alcaloides e lignanas. Heliotropium angiospermum, conhecida por “cauda de gato”, é utilizada popularmente na inflamação, cicatrização de feridas, disenteria e diarreia. Euploca procumbens, apresenta diversos nomes populares e num estudo etnomedicinal foi considerada tóxica por apresentar alcaloides pirrolizidínicos em sua constituição. Este trabalho teve como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento químico isolando, identificando e/ou caracterizando novos metabólitos secundários e avaliando atividade biológica dos constituintes de espécies da família Boraginaceae: H. angiospermum e E. procumbens. As plantas das duas espécies foram coletadas no município de Campina Grande, estado da Paraíba. Cada exsicata foi depositada no Herbário Arruda Câmara (HACAM) do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba. O material vegetal, após seco sob temperatura de 40 ºC durante 96 horas, e triturado em moinho de facas, foi submetido a macerações com etanol a 96% com intervalo de 72 h, sendo esse processo repetido por cinco vezes, obtendo-se os extratos etanólicos das partes aéreas e raízes das duas espécies em estudo. Uma alíquota de cada extrato etanólico foi submetido a sucessivas partições com hexano, clorofórmio, acetato de etila e n-butanol e concentradas em evaporador rotativo obtendo-se as fases respectivas. Posteriormente, foram submetidas a coluna cromatográfica de Sephadex LH-20 e eluída com metanol (100%) obtendo-se as frações. Uma Alíquota de Fr3 partes aéreas (fase acetato) e Fr3 raízes (fase acetato) de H. angiospermum e, Fr5 partes aéreas (fase acetato), Fr5 raízes (fase acetato) e Fr5 raízes (fase n-butanol) de E. procumbens foram submetidas ao desenvolvimento de um método cromatográfico analítico e posteriormente transposto para escala preparativa resultando no isolamento de dez compostos, uma lignana diéster de sacarose do tipo arildihidronaftaleno (1), trigonotina A (2), ácido rosmarínico (3), narcissina (4) e litospermato de etila (5) da espécie H. angiospermum e um ácido euploico (6), ácido litospérmico B (7), ácido litospérmico (8), 9´´-metil litospermato (9) e luteolina-7-O-glicosídeo (10) de E. procumbens. Os compsotos 1 e 6 não induziram efeitos citotóxicos em macrófagos J774, bem como, a partir dos níveis de óxido nítrico e citocinas pró-inflamatória IL-1β produzida por macrófagos estimulados, 1 e 6 inibiram a produção e/ou liberação desses mediadores, com eficácia semelhante à da dexametasona, considerada o padrão-ouro anti-inflamatório. Portanto, esses resultados evidenciam o potencial anti-inflamatório de 1 e 6.
Externo à Instituição - JACKSON ROBERTO GUEDES DA SILVA ALMEIDA
Interno - 6332264 - JOSE MARIA BARBOSA FILHO