PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RAWNY GALDINO GOUVEIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAWNY GALDINO GOUVEIA
DATA: 16/06/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do IPeFarM
TÍTULO: Estudo da atividade antifúngica dos monoterpenos (R)-(+)-citronelal, (S)-(-)-citronelal e 7-hidroxicitronelal sobre o crescimento de Candida albicans isoladas de infecções ungueais.
PALAVRAS-CHAVES: (R) e (S)-citronelal, 7-hidroxicitronelal, voriconazol, onicomicose, mecanismo de ação, atividade antifúngica.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A onicomicose é uma doença comum que afeta a unidade ungueal, representando pelo menos 50% de todas as doenças ungueais. Essa infecção crônica da unha é causada principalmente por leveduras de Candida albicans, responsáveis por aproximadamente 70% dos casos. Essa condição apresenta complexidade e desafios no tratamento. Nesse estudo, foi investigado o efeito antifúngico dos monoterpenos 7-hidroxicitronelal, (R) e (S)-citronelal, bem como seus mecanismos de ação preditivos sobre C. albicans de onicomicoses resistentes ao voriconazol. Para este propósito, foram aplicadas técnicas in vitro de microdiluição em caldo e docking molecular de forma preditiva e complementar para os mecanismos de ação. Os principais resultados deste estudo indicam que C. albicans foi resistente ao voriconazol e sensível aos compostos (R)-citronelal, (S)-citronelal e 7-hidroxicitronelal, na dose de 256, 32, 64 μg/mL respectivamente. Além disso, houve aumento da concentração inibitória mínima (CIM) dos compostos na presença do sorbitol e do ergosterol, indicando que estas moléculas possivelmente afetem a integridade da parede e da membrana celular de C. albicans. O docking molecular com proteínas chave da biossíntese e manutenção da parede celular e da membrana plasmática fúngica, demonstraram a possibilidade destes monoterpenos interagirem com duas importantes enzimas: 1,3-β-glucan sintase e lanosterol 14α-demetilase. Somado a isso, o efeito dos enantiômeros e o 7-hidroxicitronelal na inibição da formação de biofilme de cepas de C. albicans foi investigado. O estudo constatou que os compostos inibiram a formação de biofilme das cepas testadas, C. albicans LM 600 e C. albicans ATCC 76645. O enantiômero (R)-citronelal e o 7-hidroxicitronelal apresentaram uma forte atividade antibiofilme, enquanto o enantiômero (S)-citronelal apresentou uma atividade moderada a forte. Além disso, o estudo também avaliou a combinação dos produtos naturais com antifúngicos fluconazol e voriconazol, e foi observado sinergismo para ambos os enantiômeros nas duas cepas de C. albicans, bem como aditividade e antagonismo para o enantiômero (S)-citronelal, e indiferença para o 7-hidroxicitronelal quando combinados com fluconazol nas cepas ATCC 76645. Portanto, os achados desse estudo indicam que os monoterpenos (R) -citronelal, (S)-citronelal e o 7-hidroxicitronelal são fungicidas sobre C. albicans de onicomicoses e provavelmente essas substâncias causem danos a parede e a membrana celular desses microrganismos possivelmente por interagir com as enzimas da biossíntese destas estruturas fúngicas. Estes resultados obtidos neste estudo fornecem evidências promissoras sobre o potencial antifúngico dos monoterpenos (R)-citronelal, (S)-citronelal e 7-hidroxicitronelal contra C. albicans em casos de onicomicose
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA
Externo à Instituição - GREGORIO FERNANDES GONCALVES
Externo ao Programa - 1514305 - HEMERSON IURY FERREIRA MAGALHAES
Externo ao Programa - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSOA
Interno - 336287 - MARGARETH DE FATIMA FORMIGA MELO DINIZ