PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ISADORA SILVA LUNA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISADORA SILVA LUNA
DATA: 15/06/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Link da vídeoconferência: https://meet.google.com/ayy-wvyw-bpx
TÍTULO: Desenho racional de fármacos auxiliado por computador de novos derivados 2-amino-tiofeno como agente anti-leishmania e antifúngico
PALAVRAS-CHAVES: 2-amino-tiofeno, Planejamento Racional de Fármacos Auxiliado por Computador, Triagem Virtual, Anti-Leishmania, Doenças Negligenciadas.
PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A leishmaniose é uma doença negligenciada causada por um grupo de protozoários parasitas do gênero Leishmania cujo tratamento é limitado, obsoleto, tóxico e ineficaz em certos casos. Essas características motivam pesquisadores em todo o mundo a planejar novas alternativas terapêuticas para o tratamento da leishmaniose, onde o uso de ferramentas quimioinformáticas aplicadas ao design de fármacos permitiu que a pesquisa fizesse grandes avanços na busca de novos candidatos a fármacos. Neste estudo, uma série de derivados de 2-amino-tiofeno (2-AT) foi triada virtualmente usando ferramentas QSAR, filtros ADMET e modelos de predição, permitindo a síntese direta de compostos, que foram avaliados in vitro contra as formas promastigotas e amastigotas axênicas de Leishmania amazonensis. A combinação de diferentes descritores e métodos de aprendizado de máquina levou à obtenção de modelos QSAR robustos e preditivos, com taxas de classificação corretas variando de 0,53 (para amastigotas) a 0,91 (para promastigotas), permitindo selecionar onze derivados 2-AT, que não violam a regra de Lipinski, exibem boa semelhança com drogas e com probabilidade ≤ 70% de atividade potencial contra as duas formas evolutivas do parasita. Todos os compostos foram devidamente sintetizados e 8 deles demonstraram ser ativos contra pelo menos uma das formas evolutivas do parasita com valores de IC50 menores que 10 μM. Os compostos 8CN e DCN-83, respectivamente, são os mais ativos contra as formas promastigota e amastigota, com valores de IC50 de 1,20 e 0,71 μM. Em conjunto, esses achados demonstram que o uso de triagem virtual baseada em ligantes provou ser bastante eficaz e economizou tempo, esforço e dinheiro na seleção de potenciais agentes anti-Leishmania, e confirmam, mais uma vez, que os derivados de 2-AT são promissores compostos de sucesso para o desenvolvimento de novos agentes anti-Leishmania.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1520134 - GERD BRUNO DA ROCHA
Interno - 2546542 - JOSEAN FECHINE TAVARES
Externo ao Programa - 1724468 - KAREN CACILDA WEBER
Presidente - 1673860 - MARCUS TULLIUS SCOTTI
Externo à Instituição - RICARDO OLIMPIO DE MOURA