PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: ANA JÚLIA DE MORAIS SANTOS OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA JÚLIA DE MORAIS SANTOS OLIVEIRA
DATA: 11/08/2023
LOCAL: Link da videoconferência: https://meet.google.com/sbg-mtur-van?pli=1&hl=pt_PT&authuser=1
TÍTULO: Explorando o potencial antimicrobiano e antiparasitário de salicilatos e salicinamidas
PALAVRAS-CHAVES: ácido salicílico, atividade antiprotozoária, antifúngico, docking molecular.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As doenças negligenciadas afetam quase dois bilhões de pessoas no mundo, sendo o Brasil um dos países mais acometidos devido a elevada prevalência destas patologias. Em adição, as infecções por Candida é motivo de preocupação devido ao aumento da resistência microbiana aos antifúngicos. Portanto, é imprescindível a busca por novos candidatos a fármacos para o tratamento destas infecções. No presente estudo, uma coleção de 25 compostos derivados do ácido salicílico foram preparados através de reação de esterificação de Fischer, reação de Mitsunobu, reação de substituição nucleofílica com haleto de alquila e reação de Schotten-Baumann, obtendo-se seis produtos inéditos. As estruturas dos derivados sintéticos foram caracterizadas por espectroscopia de infravermelho, RMN de 1H e 13C, DEPT 135 e espectrometria de massas de alta resolução. Os compostos foram submetidos à avaliação biológica frente a espécies do gênero Candida e doze derivados avaliados in vitro contra Leishmania braziliensis, Trypanosoma cruzi e Plasmodium falciparum. Na investigação da atividade antifúngica utilizou-se o método de microdiluição em caldo para determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e verificação do provável mecanismo de ação antifúngico do composto com melhor bioatividade. A atividade citotóxica dos doze compostos foi avaliada pela viabilidade da linhagem celular promonocítica humana U-937 (ATCC CRL-1593.2TM) via o método de MTT. O ensaio tripanocida, leishmanicida e antiplasmódico foi realizado frente às formas epimastigotas de T. cruzi, em amastigotas intracelulares de L. braziliensis e culturas assincronizadas de P. falciparum 3D7, respectivamente, com determinação da EC50 dos compostos. Em geral, os compostos avaliados apresentaram valores de LC50 elevados no ensaio de citotoxicidade e baixa atividade antiparasitária. Na avaliação antifúngica, o composto com melhor perfil antifúngico foi o N-cicloexil-2-hidroxibenzamida (15) com CIM de 125 μg/mL frente a C. albicans ATCC 90028, C. albicans CBS 5602 e C. krusei CBS 573; e CIM = 250 μg/mL contra C. tropicalis CBS 94, sugerindo que salicilamida com anel alifático de seis membros pode potencializar essa bioatividade. No estudo do modo de ação em membrana ou parede celular fúngica de 15, observou-se que o composto não interage diretamente com o ergosterol presente na membrana plasmática ou com a parede celular fúngica, o que evidencia que seu mecanismo de ação seja através de outros alvos farmacológicos. Enquanto a análise in silico sugeriu um mecanismo de ação antifúngico multialvo.
Externo à Instituição - ABRAHAO ALVES DE OLIVEIRA FILHO
Externo à Instituição - ANTÔNIA MARIA DAS GRAÇAS LOPES CITÓ