PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: FELIPE QUEIROGA SARMENTO GUERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE QUEIROGA SARMENTO GUERRA
DATA: 18/02/2016
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DOS COMPOSTOS CUMARÍNICOS FRENTE ÀS CEPAS DO GÊNERO Aspergillus
PALAVRAS-CHAVES: Aspergillus flavus, Aspergillus fumigatus, atividade antifúngica, cumarinas, relação estrutura-atividade
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As infecções fúngicas, nas últimas décadas, têm se destacado devido ao seu crescente aumento e suas elevadas taxas de morbidade e mortalidade. Pacientes imunocomprometidos são os que possuem maior susceptibilidade a estes micro-organismos. Dentre estas infecções fúngicas, as espécies pertencentes ao gênero Aspergillus spp. possuem alta incidência entre os fungos filamentosos. A terapêutica antifúngica tem sido alvo de numerosos estudos e nestes tem sido destacado o crescente aumento de espécies fúngicas resistentes. Dessa forma, destaca-se a importância da busca de novas fontes terapêuticas que se apresentem mais eficazes e com menos tóxicas ao hospedeiro. Assim o objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antifúngica in vitro e relação estrutura atividade (SAR) dos compostos cumarínicos frente às espécies do gênero Aspergillus. Para tal foi determinada a CIM de 24 compostos cumarínicos e posteriormente realizado estudos SAR com softwares computacionais. Os dois derivados cumarínicos, 7-hidroxi-6-nitrocumarina (Cou-NO2) e 4-acetóxicumarina (Cou-UMB16), com melhores valores de CIM, foram avaliados via testes de inibição do crescimento micelial, germinação dos conídios e testes de determinação do mecanismo de ação. Por fim os produtos foram avaliados em combinação com antifúngicos padrões. Os resultados demonstraram que 12 derivados cumarínicos dos 24 ensaiados possuem atividade antifúngica, com valores de CIMs variando entre 1024-16µg/mL. A SAR demonstra que a presença de uma cadeia alifática curta, e / ou grupos de eletronegativos, como substituintes do anel benzopirona, favorece a atividade antifúngica destes compostos. Os derivados cumarínicos com melhores CIM (16µg/mL), 7-hidroxi-6-nitrocumarina (Cou-NO2) e 4-acetóxicumarina (Cou-UMB16) foram capazes de inibir o crescimento micelial e a germinação dos conídios de Aspergillus spp. E estes possuem ação sobre a estrutura da parede celular fúngica. Em uma concentração subinibitória, Cou-NO2 potencializou a ação in vitro dos derivados azólicos e em combinação com os derivados azólicos (voriconazol e itraconazol) observou-se um efeito aditivo. Já Cou-UMB16 em combinação com os derivados azólicos (voriconazol e itraconazol) obteve um efeito sinérgico a aditivo, dependendo da linhagem utilizada. Logo este estudo conclui que os derivados cumarínicos possuem atividade antifúngica contra as espécies de A. flavus e A. fumigatus. Cou-NO2 e Cou-UMB16 foram capazes de inibir o crescimento micelial e a germinação dos conídios e que esta atividade seja devido a sua ação sobre a parede celular fúngica. E a presença de uma cadeia alifática curta e / ou grupos eletronegativos como substituintes do anel benzopirona favorecem esta atividade.
Interno - 1349965 - BARBARA VIVIANA DE OLIVEIRA SANTOS
Externo ao Programa - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA