PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: LIDIANE SILVA DO NASCIMENTO

DISCENTE: LIDIANE SILVA DO NASCIMENTO
DATA: 28/08/2023
LOCAL: Link da vídeoconferência: https://meet.google.com/vut-vieq-eqw
TÍTULO: Avaliação do perfil toxicológico e antimicrobiano (in vitro) dos canabinoides Canabidiol (CBD) e δ-9-tetrahidrocanabinol (THC) derivados da Cannabis sativa L.
PALAVRAS-CHAVES: Cannabis sativa L.; Hemólise; Canabinoides; Toxicidade; Antioxidante; Fragilidade osmótica; Atividade antimicrobiana; CBD e THC.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As plantas oferecem produtos naturais ricos em valor medicinal e cultural, uma gama de compostos bioativos que sustentam sua relevância. A presente pesquisa objetiva contribuir com os esforços científicos que buscam compreender de uma forma robusta as propriedades da C. sativa L. no contexto farmacológico. Os experimentos visaram avaliar aspectos toxicológicos e as atividades antioxidantes, de proteção contra o estresse osmótico e antimicrobiana dos canabinoides CBD e THC. Uma avaliação toxicológica foi realizada para examinar o potencial hemolítico de óleos ricos nos canabinoides, utilizando eritrócitos humanos dos tipos A-, B+ e O+. Os óleos foram testados em concentrações de 50, 100, 200, 300 e 400 μg/mL. A hemólise foi quantificada através da detecção de hemoglobinas liberadas pelos glóbulos vermelhos, medida a 540 nm por espectrofotometria. Os resultados indicaram que os óleos CBD, THC e CBD+THC não causaram ação hemolítica acima de 8% em todas as concentrações e tipos sanguíneos testados. O potencial oxidante dos canabinoides revelou que o CBD e o THC não foram capazes de promover níveis significativamente altos de oxidação da hemoglobina. Embora os valores de metemoglobina tenham mostrado uma tendência de aumento com a concentração das substâncias, essas diferenças não foram estatisticamente significativas. Em relação à fragilidade osmótica das células vermelhas, os canabinoides CBD e THC foram avaliados para determinar se eles protegem contra a hemólise em células fragilizadas por solução hipotônica. Os resultados indicaram que, embora tenham diminuído as porcentagens de hemólise em alguns casos, a proteção foi de baixa eficácia, mesmo nas maiores concentrações. Quanto à atividade antioxidante, os canabinoides CBD e THC mostraram resultados limitados na proteção contra a oxidação da hemoglobina pela fenilhidrazina. No entanto, a mistura dos dois canabinoides apresentou uma dinâmica mais potente na proteção contra a oxidação, embora os valores de proteção não fossem considerados altos em comparação com moléculas antioxidantes padrão. A atividade antimicrobiana foi avaliada em 34 cepas bacterianas, sendo 17 gram-positivas e 17 gram-negativas. Os resultados encontrados mostraram que os canabinoides possuem atividade antimicrobiana contra os dois grupos, porém, as gram-positivas foram as mais sensíveis, sendo a atividade bacteriostática predominante. A combinação dos canabinoides mostrou resultados semelhantes aos obtidos com os compostos isolados. No geral, concluímos que os canabinoides CBD e THC apresentaram baixa toxicidade em relação às células sanguíneas humanas, exibiram atividade antioxidante limitada e mostraram atividade antimicrobiana, principalmente como agentes bacteriostáticos.
Interno - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA
Externo ao Programa - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSOA