PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: VITOR PRATES LORENZO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR PRATES LORENZO
DATA: 26/02/2016
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: ESTUDOS IN SILICO COM ALCALOIDES ORIUNDOS DE PRODUTOS NATURAIS
PALAVRAS-CHAVES: química medicinal, alcaloides, modelagem molecular, docking, modelo baseado no ligante, modelo baseado na estrutura, descritores moleculares, multi-target.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A utilização de plantas com fins medicinais é uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade, enfatizando os alcaloides, por apresentarem rica variedade estrutural e extensa propriedade farmacológica. O desenho de drogas auxiliado pelo computador é fundamentado em estratégias baseadas nos ligantes ou no alvo. No desenvolvimento de novos compostos, técnicas baseadas na estrutura, como o docking, podem ser aplicadas no estudo de um determinado receptor e seu respectivo ligante, avaliando as interações ligante-proteína. Ao passo que nos métodos baseados no ligante, um banco de ligantes conhecidos é utilizado, buscando modos de avaliar parâmetros (descritores moleculares) que possam auxiliar no desenvolvimento de compostos com maior potência. Este estudo teve como objetivo realizar estudos in silico para investigar interações fármaco-alvo com alcaloides oriundos de produtos naturais, e respectivos análogos, com relevante atividade farmacológica. Diferentes descritores moleculares e metodologias foram utilizadas nos estudos desenvolvidos. No capítulo 2, foi avaliado a interação do alcaloide bisindolico caulerpina (CLP) com a enzima envolvida na doença de Alzheimer (DA) monoamina oxidase B (MAO-B), além de um banco com 109 análogos. Foi possível observar um parâmetro químico de inibição dos análogos da CLP, onde a substituição dos radicais deve ser assimétrica com polaridade distinta. Os estudos dos baseados no ligante e na estrutura, associado à classificação drug-like, sugerem que o esqueleto químico da CLP tem potencial uso no tratamento da DA. No capítulo 3, 8 alcaloides isolados de Cissampelos sympodialis e 101 derivados, tiveram seu potencial inibitório contra enzimas (BACE, GSK-3β e MAO-A) envolvidas em doenças degenerativas avaliado por metodologias in silico. Análise consensual demonstrou afinidade de alcaloides bisbenzilisoquinolínicos pela BACE, incluindos os alcaloides naturais roraimina e simpodialina- β-N-oxide, suportando interesse em investigar este esqueleto como antagonista desta enzima. No capítulo 4 foi avaliado o potencial multi-target de 148 alcaloides aporfinicos de Annonaceae contra Leishmania donovani. Foram utilizadas seis enzimas desta doença negligenciada para o estudo teórico, que foi associado com dados experimentais de quatro alcaloides disponíveis e que integram o banco, que apresentaram valor pIC50 inferior a 5.26. O alcaloide xyloguyellina foi apontado como potencial agente multi-target, demonstrando atividade contra 5 das 6 enzimas avaliadas, com probabilidade de atividade superior a 60%. Descritores de fragmento foram utilizados para criar modelo baseado no ligante em uma abordagem paralela com docking molecular, para predizer a atividade citotóxica e contra topoisomerase II de azafenantreno alcaloides, no capítulo 5. A atividade citotóxica deste esqueleto de alcaloides está bem descrita na literatura, com diversas moléculas apresentando atividade contra linhagens de células tumorais. Os análogos IMB 6 e IMB 23 apresentaram interessante atividade e com seletividade, apresentando energia MolDock similar à liriodenina, composto caracterizado por potente ação antitumoral, porém com elevada toxicidade. Importantes informações estruturais são fornecidas pela espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN), sendo o capítulo 6 destinado a discorrer sobre a importância desta técnica para geração de descritores moleculares. Estudos que aplicaram com sucesso descritores RMN em design de drogas assistida pelo computador encontram-se descritos, além de diversos estudos de QSAR e QSPR tendo como amparo dados de deslocamentos químicos.
Interno - 1543823 - DAMIAO PERGENTINO DE SOUSA
Interno - 032.255.374-11 - FRANCISCO JAIME BEZERRA MENDONÇA JÚNIOR - UEPB