PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: HELOISA MARA BATISTA FERNANDES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOISA MARA BATISTA FERNANDES DE OLIVEIRA
DATA: 04/03/2016
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: Avaliação das atividades antifúngica, antioxidante e citotóxica dos monoterpenos (R)-(+)-citronelal, (S)-(-)-citronelal e 7-hidroxicitronelal.
PALAVRAS-CHAVES: (R)-(+)-citronelal, (S)-(-)-citronelal; 7-hidroxicitronelal; atividade antifúngica; atividade antioxidante; citotoxicidade
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As infecções graves causadas por fungos patogênicos oportunistas, tais como do gênero Candida, têm sido cada vez mais comuns em pacientes imunocomprometidos. A disseminação de fungos resistentes aos medicamentos é uma das mais graves ameaças para o sucesso do tratamento das doenças fúngicas, além disso, algumas drogas são muito tóxicas, dificultando a adesão a terapêutica. Nesse contexto, os monoterpenos têm se destacado por apresentarem diversas atividades farmacológicas tais como: fungicida e bactericida, além da atividade antioxidante, por serem capazes de reagir e inativar as diferentes espécies reativas produzidas durante um estresse oxidativo celular. Com base nisto, foram estudados os efeitos antifúngico, citotóxico e antioxidante dos monoterpenos (R)-(+)-citronelal (RC), (S)-(-)-citronelal (SC) e 7-hidroxicitronelal (7-OH). Para a análise do potencial antimicrobiano dos monoterpenos foi utilizado a análise in silico com o software Pass online. Para a realização dos estudos antifúngicos utilizou-se o teste de microdiluição com diferentes cepas fúngicas do gênero Candida para avaliação da Concentração Inibitória Mínima (CIM). Além disso, determinou-se a Concentração Fungicida Mínima (CFM) por semeio em placas. Na realização dos estudos de atividade citotóxica e antioxidante utilizou-se hemácias humanas obtidas da unidade transfusional do Hospital Universitário Lauro Wanderley/UFPB. Para os estudos antioxidantes utilizou-se as técnicas com fenilhidrazina e peróxido de hidrogênio. O estudo in silico demonstrou que os monoterpenos RC, SC e 7-OH apresentaram uma maior probabilidade de serem ativos, expressa em porcentagem, frente aos microrganismos fúngicos. Os experimentos de atividade antifúngica revelaram que os monoterpenos RC e SC promoveram efeito antifúngico forte com CIM50 de 256 µg/mL para as cepas de Candida albicans e Candida tropicalis, bem como ação fungicida por apresentarem CFM50 512 µg/mL. O monoterpeno 7-OH apresentou forte efeito antifúngico tanto para as cepas de Candida albicans como para as cepas de Candida tropicalis, com CIM50 de 256 µg/mL e CIM50 512 µg/mL, respectivamente, bem como ação fungicida com CFM50 de 512 µg/mL e 1024 µg/mL. Os monoterpenos RC, SC e 7-OH não demonstraram efeito oxidante frente a eritrócitos humanos. Além disso, os monoterpenos apresentaram efeito antioxidante frente a fenilhidrazina e ao peróxido de hidrogênio. A análise da citotoxicidade de RC, SC e 7-OH frente a eritrócitos revelou valores de hemólise abaixo de 25% para todos os tipos sanguíneos testados, na concentração de 256 µg/mL. Diante desses resultados, foi possível inferir que a estereoisomeria dos monoterpenos RC e SC não interferiu nas atividades testadas. Em conclusão, estes resultados sugerem que o RC, SC e 7-OH apresentam efeito antifúngico e antioxidante, com baixo efeito citotóxico.
Externo ao Programa - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Externo ao Programa - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSÔA