PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RAQUEL FRAGOSO PEREIRA CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL FRAGOSO PEREIRA CAVALCANTI
DATA: 06/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Link da vídeoconferência: https://meet.google.com/tuw-ktbj-bhu
TÍTULO: Efeito imunomodulador do Limosilactobacillus fermentum (LF61) e Lacticaseibacillus paracasei (LPc-G110) em modelo murino da Síndrome da Asma e Rinite Alérgicas Combinadas (CARAS)
PALAVRAS-CHAVES: CARAS, alergia, probióticos, Limosilactobacillus fermentum, Lacticaseibacillus paracasei, antialérgico, imunomodulador, fator de transcrição.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A Síndrome da Asma e Rinite Alérgicas Combinadas (CARAS) é uma doença inflamatória alérgica das vias aéreas orquestrada pela resposta imune tipo 2. As vias aéreas e o intestino são considerados interfaces em que há estreita interação. O intestino abriga uma extensa comunidade microbiana, conhecida como microbiota que exerce influência não apenas in situ, mas também em outros sistemas, como o sistema respiratório. Mecanismos específicos de comunicação entre as interfaces, via eixo intestino-pulmão, têm sido objeto de intensa investigação, no entanto, o efeito de agentes funcionais moduladores do intestino, como os probióticos, nos distúrbios alérgicos das vias aéreas não está totalmente elucidado. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da suplementação com o Limosilactobacillus fermentum (LF61) ou com o Lacticaseibacillus paracasei (LPc-G110) em animais com CARAS. Camundongos BALB/c (n = 5) foram distribuídos em grupos Basal, L. fermentum (LF61), L. paracasei (LPc-G110), Alérgico (CARAS), suplementado com LF61 e alérgico (LF61/CARAS), suplementado com LPc-G110 e alérgico (LPc-G110/CARAS) e alérgico tratado com dexametasona (Dexa). Os protocolos experimentais foram aprovados pela CEUA/UFPB (7316150420). Camundongos BALB/c foram sensibilizados e desafiados com ovalbumina (OVA) após serem suplementados com 1x109 CFU de LF61 ou de LPc-G110. Os animais com CARAS e previamente suplementados com os probióticos, apresentaram diminuição (p<0,05) da migração de células inflamatórias, principalmente eosinófilos, para os fluidos nasal (NALF) e broncoalveolar (BALF), bem como redução dos sinais clínicos da rinite alérgica, como espirros, fricções nasais, e hiper-reatividade nasal induzida pela histamina em comparação com animais com CARAS. No contexto sistêmico, o LF61 e o LPc-G110 reduziram a eosinofilia e os níveis séricos de IgE OVA-específica. Os aspectos histológicos alterados nos tecidos nasais e pulmonares de animais com CARAS foram significativamente melhorados pelo LF61 e LPc-G110. No BALF, o efeito imunomodulador se revelou pela diminuição das citocinas tipo 2 e 3 (IL-4, IL-13, IL-5 e IL-17A) correlacionado com o aumento das citocinas tipo 1 (IFN-γ) e Treg (IL-10). Em adição, foi evidenciado modulação positiva do fator de transcrição FOXP3 e modulação negativa das MAPKs (p-p38 e p-ERK1/2). Esses efeitos se correlacionam com a amplificação da resposta intestinal, via aumento dos níveis de ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs), e manutenção da função de barreira do epitélio intestinal pelo aumento das junções de oclusão (ZO-1) corroborando a integridade do tecido do cólon. Portanto, os resultados desse estudo demonstram, de forma inédita, que o LF61 e o LPc-G110, administrados por via oral, modulam negativamente a resposta imune tipo 2 observada na CARAS, ativação de fator de transdução intracelular que induz a produção da molécula reguladora IL-10 e aumento dos ácidos graxos de cadeia curta (butirato, propionato e acetato).
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2777487 - ESTEFANIA FERNANDES GARCIA
Presidente - 1117945 - MARCIA REGINA PIUVEZAM
Interno - 1140014 - MIRIAN GRACIELA DA SILVA STIEBBE SALVADORI
Interno - 3508139 - ROBSON CAVALCANTE VERAS
Externo à Instituição - THAIS FERNANDA DE CAMPOS FRAGA DA SILVA