PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: PABLO RAYFF DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PABLO RAYFF DA SILVA
DATA: 27/10/2023
LOCAL: Link da vídeoconferência: https://meet.google.com/jqy-gvfs-qeg
TÍTULO: Investigação do efeito ansiolítico-símile e antidepressivo-símile do monoterpeno tetrahidrolina-lol por meio de abordagens in silico e in vivo
PALAVRAS-CHAVES: Tetrahidrolinalol. Ansiedade. Depressão. Estudos de Docking. Quimioinformática
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As abordagens terapêuticas farmacológicas para o tratamento da ansiedade e depressão são focadas na modulação de sistemas de neurotransmissão envolvidos em sua neurobiologia – podendo-se destacar as vias catecolamínicas, glutamatérgicas e oxidonitrérgica. Dentre pos-síveis tratamentos disponíveis, as plantas aromáticas são importantes arsenais terapêuticos, cujos constituintes químicos, a exemplo dos monoterpenos são agentes de estudo na busca de tratamento para as desordens citadas. Sendo assim, esse estudo buscou avaliar o poten-cial ansiolítico e antidepressivo símile do monoterpeno tetrahidrolinalol em modelos in vivo, realizar uma prospecção computacional de alvos para respectivas atividades a partir da técni-ca de docking molecular sugerir possíveis mecanismos a serem investigados in vivo. Para isso, camundongos machos Swiss (Mus musculus) foram tratados com o THL (37,5-600 mg kg-1 v.o) e submetidos aos testes de labirinto em cruz elevado, campo aberto, rota rod e nado forçado. No labirinto em cruz elevado, o THL nas doses de 37,5 e 75 mg kg-1 induziu aumento significativo na porcentagem de entradas (respectivamente em: 72,7 e 64,3) e no tempo de permanência (respectivamente 80,3 e 76,8 %) nos braços abertos. Essas mesmas doses não comprometeram a atividade locomotora, avaliadas pelo campo aberto e rota rod. No ensaio de nado forçado, o tratamento com o monoterpeno reduziu significativamente o tempo de imobilidade nas doses de 150, 300 e 600 mg kg-1, com percentual de 69,3, 60,9 and 68,7%, respectivamente. Com relação aos possíveis alvos investigados pelo ensaio de docking mole-cular, o THL apresentou valores de energia satisfatórios em: nNOs, GCs, IL-6, 5-HT1A, NMDAr e D1 – resultados corroborados nos ensaios in vivo, onde se foi possível evidenciar reversão do efeito quando empregado um antagonista D1 enantioseletivo e um sinergismo farmacológi-co quando utilizados doses subterapêuticas de antagonista do NMDA – cetamina – e da GCs/No – azul de metileno- com redução dos níveis de nitrito em estrutura de córtex e hipo-campo. A substância em questão também não apresenta potenciais falhas nas propriedades preditivas farmacocinéticas, apresentando boa absorção e alta biodisponibilidade in sílico. A partir desses estudos pioneiros iniciais é possível concluir que o THL reúne condições de con-tinuidade das pesquisas direcionadas à busca de um possível medicamento ansiolítico e anti-depressivo.
Externo ao Programa - 1864672 - ADRIANA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA GOLZIO
Presidente - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE