PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: RAFAEL CARLOS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL CARLOS FERREIRA
DATA: 10/11/2023
LOCAL: Auditório do IPeFarM
TÍTULO: Óleo essencial das partes aéreas de Conyza bonariensis (L.) Cronquist (Asteraceae): caracterização, efeito antimelanoma in vitro e toxicidade em modelo de peixe-zebra
PALAVRAS-CHAVES: Citotoxicidade; Estresse oxidativo; Docking molecular; Embriotoxicidade
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Conyza bonariensis (L.) Cronquist (Asteraceae), popularmente conhecida como rabo-de-raposa, é uma planta rica em óleos essenciais que apresentam efeito antitumoral, apesar de serem encontradas variações significativas na sua composição, o que está associado a fatores como local de cultivo e sazonalidade. O presente trabalho objetivou caracterizar e investigar os efeitos antitumorais e toxicológicos do óleo essencial das partes aéreas de C. bonariensis (OECB) coletado no Horto de Plantas Medicinais do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM) da UFPB. O OECB foi obtido por hidrodestilação em aparelho tipo Clevenger e analisado por cromatografia gasosa-espectrometria de massas (GC-EM). A citotoxicidade foi avaliada por meio do ensaio do brometo de 3-(4,5-dimetiltiazol-2-il)-2,5-difenil tetrazólio (MTT) em linhagens de células tumorais (SK-MEL-28, HeLa, HCT-116, HL-60 e K562) e não tumoral (HaCaT) humanas, e em células mononucleares de sangue periférico (PBMCs) humanas. Diferentes vias de sinalização associadas com a citotoxicidade do OECB foram avaliadas in silico e in vitro. Em adição, a toxicidade do OECB foi investigada em modelo de peixe-zebra. O componente majoritário do OECB foi o éster (Z)-2-lacnofilum (EZ) (57,24%). O OECB induziu efeito citotóxico mais seletivo para a linhagem de células de melanoma SK-MEL-28 (concentração inibitória média – CI50 = 18,65 ± 1,16 µg/mL). Foi observada citotoxicidade dependente de concentração em PBMCs (CI50 = 2,68 ± 1,29). A análise do ciclo celular mostrou que o OECB aumentou significativamente o percentual da população sub-G1, e a marcação com anexina V-FITC/IP mostrou aumento do percentual de células em apoptose, o que foi corroborado pela observação de características morfológicas, como fragmentação do DNA, em análise por microscopia confocal a laser. O OECB estimulou a produção de Espécies Reativas de Oxigênio (ROS) e o pré-tratamento com N-acetil-L-cisteína (NAC) preveniu significativamente a sua citotoxicidade. No docking molecular, observou-se que o EZ apresentou interações moleculares com aminoácidos dos sítios ativos das proteínas ERK1, JNK1, p38α MAPK, PKB/AKT e NF-κB. Então, usando marcação com anticorpos específicos, observou-se que o OECB induziu aumento significativo no percentual de células marcadas com anti-ERK1/2, anti-JNK1/2, anti-PKB/AKT e anti-NF-κB e redução significativa do número de células marcadas com anti-p38 MAPK. Ainda, o pré-tratamento com inibidores de ERK1/2 ou JNK preveniu a citotoxicidade do OECB, enquanto o inibidor de p38 MAPK potencializou esse efeito. No modelo de peixe-zebra, OECB (1,5 µg/mL) induziu a morte de todos os embriões e efeitos não letais foram observados nas concentrações de 0,50 a 1,25 µg/mL. Além disso, foi observado aumento significativo na atividade de enzimas associadas ao estresse oxidativo (GPx, GST, CAT, LDH) e redução na AChE. Em resumo, o OECB apresenta efeito antimelanoma in vitro por indução de apoptose, estresse oxidativo e modulação das vias de sinalização intracelulares das MAPKs, PKB/AKT e NF-κB, além de moderada embriotoxicidade em modelo de peixe-zebra.
Externo à Instituição - BRUNA BRAGA DANTAS
Externo ao Programa - 3475890 - GLAUCIA VERISSIMO FAHEINA MARTINS