PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: MARIANA COSTA ARAGÃO

DISCENTE: MARIANA COSTA ARAGÃO
DATA: 20/02/2024
LOCAL: Auditório do IPeFarM
TÍTULO: Contribuição ao conhecimento fitoquímico e farmacológico de Banisteriopsis stellaris (Malpighiaceae)
PALAVRAS-CHAVES: Anti-inflamatório; Flavonoides C-glicosilados; Terpenoides; Toxicidade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Banisteriopsis stellaris (Griseb.) B. Gates, conhecida popularmente como "marmelinha-da-flor-branca", pertence à família Malpighiaceae. O gênero Banisteriopsis é relevante na família devido a produção de importantes metabólitos secundários, incluindo alcaloides, flavonoides e terpenoides, que demonstram vários efeitos farmacológicos com resultados promissores. No entanto, ainda são poucas as evidências sobre o seu potencial fitoquímico e farmacológico. Assim, este trabalho visa contribuir para o conhecimento acerca da espécie Banisteriopsis stellaris. O material vegetal foi coletado em abril de 2022 no Pico do Jabre (Matureia - PB) e identificado pela botânica Dra. Maria de Fátima Agra. Uma exsicata da espécie foi depositada no Herbário Prof. Lauro Pires Xavier da UFPB, sob o número JPB 37874. As partes aéreas foram secas em estufa a 40 oC, pulverizadas e extraídas com etanol a 95%, sendo concentradas em evaporador rotativo para obtenção do Extrato Etanólico Bruto (EEB). Posteriormente, o EEB foi submetido ao processo de Cromatografia Líquida à Vácuo (CLV) utilizando diferentes proporções e polaridades de solventes, resultando em 9 frações do extrato. Uma alíquota de 5 g da fração acetato de etila-metanol (AcOEt:MeOH) (1:1) foi submetida a cromatografia em coluna utilizando Sephadex LH-20, resultando em 39 frações destas. As frações 22-27 foram reunidas totalizando 875 mg e submetidas ao processo de Cromatografia Líquida de Média Pressão (CLMP), obtendo-se 15 frações. Para as frações 08 e 10 foram desenvolvidos métodos cromatográficos, individualmente, através da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) preparativa. Ainda, foi utilizado 673,0 mg da fração clorofórmica, sendo submetida a cromatografia em coluna com gel de sílica, resultando em 10 frações. Para os testes de toxicidade aguda os camundongos receberam 2000 e 5000 mg/kg de extrato de Banisteriopsis stellaris (EEB-Bs) por via oral ou intraperitoneal. Quanto a avaliação do perfil genotóxico do EEB-Bs, foi utilizado o teste do micronúcleo em eritrócitos de camundongos tratados com ciclofosfamida (25 mg/kg/i. p) ou EEB-Bs (2.000 mg/kg/v. o) em dose única. Os testes anti- inflamatórios foram realizados com camundongos tratados com EEB-Bs (50, 100 ou 200 mg/kg v.o.) ou dexametasona (10 mg/kg i.p.). As substâncias foram identificadas por espectroscopia de RMN (uni e bidimensionais) e comparadas com dados da literatura, confirmando o isolamento dos flavonoides C-glicosilados (orientina, vitexina, isovitexina e isovitexina-2”-O-α-L-ramnopiranosídeo) da fração AcOEt:MeOH. Da fração 04 proveniente da fase clorofórmica, foi isolada a mistura dos triterpenos α- amirina, β-amirina e lupeol, sendo todos os compostos isolados pela primeira vez na espécie em estudo. Os testes farmacológicos realizados com o EEB-Bs demonstraram sua segurança quando administrado via oral, visto que não houve sinais de toxicidade aguda e nem alterações micronucleares. Os resultados do estudo indicam que B. stellaris apresentou uma resposta anti-inflamatória significativa nos ensaios realizados nas doses observadas, reduzindo o edema e a exsudação de células inflamatórias, sendo na dose de 200 mg/kg do EEB uma redução de 66,71% na migração de leucócitos e de 67,72% na migração de neutrófilos. Portanto, este trabalho destaca a Banisteriopsis stellaris como nova fonte de biomoléculas e a sua capacidade anti-inflamatória, sugerindo sua utilidade no desenvolvimento de medicamentos. Pesquisas futuras podem explorar mecanismos específicos e outros aspectos farmacológicos dessa espécie.
Externo à Instituição - ALISSON MACÁRIO DE OLIVEIRA
Presidente - 031.030.664-73 - HARLEY DA SILVA ALVES - UEPB