PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: CHONNY ALEXANDER HERRERA ACEVEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHONNY ALEXANDER HERRERA ACEVEDO
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Link da vídeoconferência: https://meet.google.com/uau-djwx-yfo
TÍTULO: Estudos quimioinformáticos da família Asteraceae na busca de estruturas com potencial atividade contra doenças parasitárias negligenciadas
PALAVRAS-CHAVES: Asteraceae, triagem virtual, Leishmania, metabólitos secundários, aprendizado de máquina, doenças tropicais negligenciadas, acoplamento molecular.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A leishmaniose, classificada como uma Doença Tropical Negligenciada (NTD), representa um desafio significativo para a saúde pública nas Américas. A forma clínica cutânea (CL) da doença tem um impacto considerável na América do Sul, com Brasil, Colômbia e Peru figurando entre os nove países que relatam 85% dos casos anuais em todo o mundo. O Brasil também enfrenta uma carga significativa de Leishmaniose Visceral (VL), a forma mais letal da doença. Apesar dos esforços de controle implementados nos últimos anos, a transmissão persiste em regiões pobres com condições precárias de higiene, facilitando o contato com os vetores da doença. Os tratamentos atuais, como compostos antimoniais, isetionato de pentamidina, miltefosina e anfotericina B liposomal, oferecem opções terapêuticas, mas não conseguem erradicar a infecção e apresentam diversos eventos adversos. Nesse contexto, surge a necessidade de desenvolver novas quimioterapias contra as diferentes formas clínicas da leishmaniose. Considerando a rica biodiversidade de Colômbia e Brasil, a busca por metabólitos secundários com propriedades leishmanicidas se torna relevante. A família botânica Asteraceae, com sua abundância de espécies (mais de 32.000) e uma ampla gama de metabólitos secundários, incluindo terpenoides e flavonoides, se apresenta como uma fonte promissória de moléculas bioativas. Atualmente, a seleção de moléculas com potencial atividade biológica é apoiada por ferramentas computacionais, demonstrando benefícios substanciais em termos de custo e tempo em comparação com abordagens clássicas, como a triagem em larga escala (High-throughput Screening). Esse enfoque permite uma exploração mais eficiente de compostos naturais para o desenvolvimento de novos tratamentos contra a leishmaniose. Assim, este trabalho buscou realizar estudos quimioinformáticos da família Asteraceae para encontrar novas estruturas com potencial terapêutico contra as diversas formas clínicas da leishmaniose. O estudo começa com um capítulo dedicado aos paradigmas da descoberta de medicamentos com base nas estruturas do alvo terapêutico. Em seguida, no capítulo II, é realizada uma revisão de vários estudos que utilizaram ferramentas computacionais para examinar diversos compostos identificados na família Asteraceae na busca por possíveis candidatos a medicamentos contra Leishmania, destacando o uso de bancos de dados como uma ferramenta-chave na busca por potenciais moléculas leishmanicidas. Os capítulos subsequentes focam em estudos computacionais, utilizando diferentes abordagens de triagem virtual, utilizando diversas classes de metabólitos secundários presentes na Asteraceae para selecionar potenciais leishmanicidas. O capítulo III utiliza um banco de sesquiterpenlactonas presentes no SistematX para a seleção de potenciais leishmanicidas, empregando uma abordagem combinada de triagem virtual baseada na estrutura do ligante assim como do receptor, identificando estruturas com potencial inibitório para múltiplos alvos. O capítulo IV, dividido em duas partes, avalia a inibição da Pteridina redutase 1 (PTR1) e diidrofolato redutase – timidilato sintase (DHFR-TS), duas enzimas cruciais para o metabolismo desses parasitas tripanosomatídeos. Dois compostos com atividade inibidora dual para múltiplas espécies de Leishmania foram identificados partindo de um banco composto por 360 diterpenoides. Finalmente, no capítulo V, foram selecionadas lignanas do tipo butirolactona híbrida C6C3 como inibidores da LmDHFR-TS entre um banco de 314 derivados de ácido cinâmico, validando os modelos computacionais construídos mediante ensaios in-vitro com a enzima recombinante de DHFR-TS.
Externo ao Programa - 1520134 - GERD BRUNO DA ROCHA
Externo à Instituição - HAMILTON MITSUGU ISHIKI