PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: IGOR GABRIEL DA SILVA RAMALHO

DISCENTE: IGOR GABRIEL DA SILVA RAMALHO
DATA: 08/03/2024
LOCAL: Auditório do IPeFarM
TÍTULO: Atividade antitumoral e mecanismo de ação do derivado sintético N-metil-isatina (CH3ISACN)
PALAVRAS-CHAVES: Isatina. Câncer. Gliomas. Cultura celular
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Com a estimativa de 704 mil novos casos diagnosticados no Brasil até 2025, o câncer apresenta-se atualmente como uma das doenças com maior prevalência mundial. Os tumores que afetam o Sistema Nervoso Central (SNC), como os gliomas, possuem uma elevada taxa de mortalidade, dentre esses, o glioblastoma é o tipo mais corriqueiro em adultos, com uma taxa de sobrevivência dos pacientes de apenas 5% em até 5 anos. Apesar da crescente evolução das pesquisas envolvendo a busca para o tratamento desses casos, a melhora dos quadros clínicos de gliomas ainda permanece insatisfatória. Com o objetivo de contornar esse problema, a busca por novas substâncias com atividade antineoplásica tem crescido, pesquisas realizadas com a isatina e seus derivados têm apresentado uma notável capacidade de inibir o crescimento de células cancerosas sem afetar o desenvolvimento normal das células saudáveis. dentre essas, a CH3ISACN, um derivado sintético da isatina, é apresentada como como uma molécula promissora, com atividades antitumorais em modelos de câncer hepatocelular e de pulmão já documentadas. O presente estudo teve como objetivo investigar a atividade antitumoral da substância CH3ISACN, em modelos experimentais de glioblastoma humano, com a realização de ensaios de viabilidade celular utilizando as linhagens celulares U87 e U373-MG e investigação do mecanismo de ação da CH3ISACN utilizando bloqueadores farmacológicos. Nos ensaios de citotoxicidade, foi verificado que a CH3¬ISACN foi capaz de matar as células U373 e U87-MG, com as CI50 de 24,26 e 24,23 μM, respectivamente. O índice de seletividade da substância foi calculado a partir da CI50 da célula não tumoral embrionária humana (HEK-293), constatando que a CH3ISACN é 3 vezes mais seletiva para as células tumorais. No ensaio utilizando microscopia confocal, foram verificadas as morfologias das células tumorais U87-MG, na concetração de 24 μM, indicando apoptose como o tipo de morte das células tumorais tratadas com o derivado da isatina. A CH3ISACN, foi capaz de diminuir a formação de novas colônias de células U87- MG, além de ser capaz de desintegrar os esferóides (modelo de cultura 3D), diminuindo a área do esferóide para zero. Foi realizada investigação da via de sinalização de morte celular, por ensaio com bloqueadores farmacológicos e por docking molecular.
Presidente - 336287 - MARGARETH DE FATIMA FORMIGA MELO DINIZ
Interno - 3508139 - ROBSON CAVALCANTE VERAS