PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: NATHALIA DINIZ ARAUJO FELIZARDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALIA DINIZ ARAUJO FELIZARDO
DATA: 20/06/2016
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: CONTRIBUIÇÃO À TAXONOMIA E AO CONTROLE DE QUALIDADE DO GÊNERO Brunfelsia L. (SOLANACEAE): MICROMORFOLOGIA DAS EPIDERMES, FARMACOBOTÂNICA FOLIAR DAS ESPÉCIES MEDICINAIS E REVISÃO DA ETNOMEDICINA
PALAVRAS-CHAVES: Controle de qualidade de Brunfelsia. Etnobotânica. Etnodroga. Farmacobotânica. “Manacá”.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Brunfelsia L., pertencente a familia Solanaceae, possui cerca de 50 especies com distribuicao neotropical. O genero e reconhecido por possuir especies com importancia etnomedicinal, com importantes componentes bioativos e atividades biologicas comprovadas. Neste trabalho realizou-se um estudo da micromorfologia e anatomia das epidermes foliares de 25 especies de Brunfelsia, como tambem um estudo da anatomia foliar de seis especies usadas como medicinais, complementados por uma revisao da etnomedicina do genero. O estudo foi realizado com o objetivo de contribuir para a caracterizacao e delimitacao interespecifica, alem de apoiar o controle de qualidade das especies de usos medicinais, e efetuar uma revisao das especies e seus usos etnomedicinais, que possam apoiar estudos de produtos naturais como fonte de compostos biologicamente ativos. As analises anatomicas seguiram as tecnicas usuais de anatomia para observacoes em microscopia optica e eletronica de varredura. As medidas dos estomatos foram tomadas com auxilio do programa ANATI QUANTI 2.0, e analisadas com o Test-T. Observou-se que as especies estudadas apresentam um padrao de distribuicao de estomatos do tipo hipoestomatico. Estomatos anisociticos, anomociticos e paraciticos ocorrem simultaneamente em 14 especies; estomatos anisociticos e anomiciticos foram comuns a sete especies; e em B. guianensis, B. mire e B. rupestris ocorrem estomatos dos tipos paracitico e anomociticos. O comprimento dos estomatos variou entre 32,09±0,66 µm em B. plicata e 51,02 ±4,89 µm em B. rupestris. Epidermes com paredes anticlinais sinuosas em ambas as faces foram predominantes, com excecao de B. densifolia e B. lactea que apresentaram um tipo reto a curvo no epifilo, e curvo no hipofilo, B. obovata, com paredes anticlinais curvas no epifilo e sinuosas no hipofilo, e B. rupestris que apresentou paredes retas em ambas as faces. As cuticulas sao diferentemente ornamentadas e distintivas para as 25 especies. O padrao estriado, bastante diversificado, foi predominante, observado em pelo menos uma das faces da epiderme das 25 especies estudadas. Tricomas simples, unisseriados, foram comuns a todas as especies estudadas, com variacoes na densidade, principalmente em B. brasiliensis, B. cuneifolia, B. pilosa e B. rupestris, com indumento mais compacto. Nas seis especies medicinais, o mesofilo dorsiventral com parenquima palicadico 1-2 seriado foi observado em B. grandiflora e B. uniflora, e o tipo unisseriado nas demais especies estudadas; a nervura principal apresentou esclerenquima em cinco especies, exceto em B. americana; a morfologia do peciolo caracterizou-se como plano-convexa em B. mire e B. uniflora e concavo-convexa nas demais especies estudadas, com um feixe vascular central em formato de U e 2-6 feixes acessorios. A morfologia das epidermes, tipos de estomatos, ornamentacao da cuticula, e a densidade dos tricomas foram os principais caracteres distintivos, que poderao apoiar a taxonomia e a delimitacao das especies estudadas, como tambem o controle de qualidade das especies medicinais. Alem disso, a morfologia do mesofilo, nervura principal e peciolo foram caracteres distintivos para as seis especies medicinais. A revisao etnomedicinal revelou ser Brunfelsia um genero reconhecido por seus diferentes usos populares e etnicos de diferentes partes da planta, especialmente raizes, sendo os principais usos registrados para o tratamento de reumatismos e artrites. Os mais relevantes constituintes quimicos isolados foram cumarinas e alcaloides. As principais atividades biologicas investigadas foram anti-inflamatoria e depressora do sistema nervoso central. Embora estudos fitoquimicos e farmacologicos tenham sido realizados com especies do genero, apenas 12,8% das especies foram estudadas evidenciado a necessidade de estudos adicionais para as especies de Brunfelsia.
Externo à Instituição - JOSÉ IRANILDO MIRANDA DE MELO
Externo ao Programa - 6335816 - LEONARDO PESSOA FELIX