PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

FINEP DIVULGA RESULTADO DA CHAMADA CENTROS NACIONAIS MULTIUSUÁRIOS - MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016

O Laboratório Multiusuário de Caracterização e Análise (LMCA) da UFPB, coordenado pelos Profs. Marcelo Sobral e Josean Fechine, ambos pesquisadores do CNPq, acaba de ser contemplado na segunda etapa da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016 – Centros Nacionais Multiusuários, voltada para centros nacionais de infraestrutura científica de caráter multiusuário. O LMCA, especializado em análises de Ressonância Magnética Nuclear de alto campo e Espectrometria de Massas, com o objetivo geral de dar suporte a vários programas de pós-graduação/ grupos de pesquisa da UFPB (Química, Produtos Naturais, Biologia, Agronomia, Tecnologia de Alimentos, Nutrição, Engenharia de Materiais, Odontologia), entre outros, inclusive pesquisadores de outras instituições do estado da Paraíba e da região, receberá um aporte de R$ 3,8 milhõespara manutenção e modernização de sua infraestrutura.

De acordo com o Prof. Marcelo Sobral, “trata-se de uma grande conquista da comunidade acadêmica da UFPB, uma vitória da qualidade. Para se ter uma ideia, 60% das propostas aprovadas foram para Universidades de São Paulo, e apenas duas instituições do Nordeste foram contempladas, sendo o LMCA o melhor classificado”. A demanda  global da Chamada Pública foi de R$ 2,3 bilhões, cerca de 12 vezes o disponibilizado pelo edital, no valor de R$ 195 milhões. “Em um período de contenção de recursos como o que vivemos agora, conseguir esse tipo de financiamento para a UFPB é fundamental”, completa o Prof. Marcelo Sobral.

Laboratórios Consolidados e Laboratórios Emergentes

Nesta segunda etapa da Chamada Pública, o Comitê Assessor, constituído por 67 pesquisadores, recomendou a seleção preliminar, no âmbito da Linha 1 (Labpratórios Consolidados), de 25 propostasque tiveram nota igual ou superior a 4,00, dentro do limite financeiro estabelecido para o Edital. Na Linha 2 (Laboratório Emergentes), foram selecionadas 10 propostas que tiveram nota igual ou superior a 4,07, igualmente dentro limite do estabelecido para esta Chamada.

O LMCA, contemplado na Linha 1 para Laboratórios Consolidados, poderá agora ampliar sua infraestrutura de equipamentos de médio e grande complexidade, aumentando com isso o número de projetos de pesquisa atendidos. “Somente em 2016, o LMCA realizou um número significativo de análises: Ressonância Magnética Nuclear - Centro de Ciências da Saúde (CCS) 1.777 análises; Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)- 691; Centro de Tecnologia (CT) - 119; Centro Biotecnologia (CBIOTEC) - 129 e outras Instituições de Ensino Superior - 340. Espectrometrias de Massas - CCS 257 análises; CCEN - 104; CT - 43; CBIOTEC - 24 e outras IES - 22.”, explica o Prof. Josean Fechine. “Com o recurso obtido agora, poderemos dobrar, ou mesmo triplicar esse número dentro dos próximos anos”. Após uma década de criação e funcionamento ininterrupto, o LMCA deve agora melhorar o atendimento aos Programas de Pós-Graduação da UFPB, assim como aos grupos de pesquisa de outras Instituições do Norte e Nordeste do Brasil.

Confira abaixo a nota de agradecimento dos Profs. Marcelo Sobral e Josean Fechine:

Agradecemos a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTI), pela valiosa contribuição à infraestrutura de Instituições de Pesquisa de todo país e, especialmente, para o nosso laboratório. Na última década, o LMCA foi contemplado  com aporte de recursos da ordem de R$.11,9 milhões . Com isso, foi possível a aquisição de equipamentos de médio e grande porte e de suas manutenções, o que representa um enorme ganho para a pesquisa científica da UFPB e de todo o Estado da Paraíba. Por fim, ressaltamos a valiosa contribuição dos servidores técnicos especializados para o bom funcionamento do LMCA, e dos inúmeros pesquisadores que trabalham conosco diariamente para o progresso da Ciência no Estado e no País.

O resultado pode ser visto no endereço: http://www.finep.gov.br/noticias/todas-noticias/5324-finep-divulga-resultado-preliminar-da-segunda-etapa-do-edital-centros-nacionais-multiusuarios