PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: EUGENIA ABRANTES DE FIGUEIREDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EUGENIA ABRANTES DE FIGUEIREDO
DATA: 20/02/2017
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: APLICAÇÃO DA ESPECTROMETRIA DE MASSAS PARA O ESTUDO QUÍMICO DA FRAÇÃO ACETATO DO VINHO TINTO SYRAH DO VALE DO SÃO FRANCISCO E ESTUDO DA SUA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E ANTI-HIPERTENSIVA
PALAVRAS-CHAVES: vinho, fenólicos, hipertensão
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O vinho, bebida obtida a partir do processo de fermentacao da uva, apresenta altos niveis de polifenois que incluem os flavonoides, e os nao flavonoides. Estudos epidemiologicos tem demonstrado a associacao entre o consumo de alimentos e bebidas ricos em compostos fenolicos e a reducao do risco de doencas cardiovasculares. A hipertensao e o maior fator de risco para doencas cardiovasculares. Dentre os fatores associados ao desenvolvimento da hipertensao, uma questao extremamente importante e atual e a participacao de especies reativas de oxigenio (ERO) em sua patogenese. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi investigar o efeito antioxidante e anti-hipertensivo de uma fracao oriunda de vinho tinto Syrah da regiao do Vale do Sao Francisco, com composicao quimica definida e elevado teor de polifenois, em ratos espontaneamente hipertensos. O vinho foi particionado com AcOEt em diferentes pHs obtendo-se tres fracoes. O teor de fenolicos totais no vinho e fracoes foi determinado pelo metodo de Folin-Ciocalteu e expresso como miligramas de equivalente de acido galico por litro ou grama de extrato (mg EAG/L; mg EAG/g). A atividade antiradicalar foi avaliada utilizando o radical DPPH (com acido ascorbico como controle positivo) e Capacidade Antioxidante Equivalente ao Trolox (CAET) ou teste do ABTS·+ (com Trolox como controle positivo). Utilizou-se o metodo do pH diferencial para determinacao de antocianinas monomericas. A analise do perfil cromatografico e quantificacao de quercetina e trans-resveratrol foi realizada atraves de CLAE-UV e UPLC-MS/MS foi utilizada para identificacao dos compostos presentes na fracao acetato pH 7 (FrAcOEt SyVSF). Ratos espontaneamente hipertensos (SHR) (n=32) foram divididos em 4 grupos: SHR+ salina (n=8); SHR + FrAcOEt pH 7 SyRe VSF (50 mg/Kg) (n=8); SHR+ salina (n=8); SHR + FrAcOEt pH 7 SyRe VSF (100 mg/Kg) (n=8) e tratados com as respectivas doses diarias v.o. por gavagem, durante quinze dias. Um dia apos a canulacao a pressao sanguinea e a frequencia cardiaca foram registradas e o barorreflexo estimulado. O estresse oxidativo foi mensurado via peroxidacao lipidica (TBARS). Foram realizados experimentos em aneis de arteria mesenterica superior isolada de rato normotenso para avaliar o efeito vasorelaxante da FrAcOEt pH 7 SyRe VSF. A FrAcOEt pH 7 SyRe VSF revelou o maior teor de fenolicos totais (58,45±0,01 mg EAG/g) e antocianinas monomericas (4,99±0,019 mg/L) em relacao a outras fracoes, alem disso apresentou a melhor atividade antioxidante frente aos radicais DPPH e ABTS. Os teores de quercetina e trans-resveratrol na FrAcOEt pH 7 SyRe VSF foram respectivamente: 8,56±0,078 e 1,11±0,009 μg/mL. A analise por UPLC/MS da FrAcOEt pH 7 SyRe VSF permitiu a identificacao de 13 compostos, entre eles acidos fenolicos e flavonoides de diversas classes. O tratamento dos animais com a FrAcOEt pH 7 SyRe VSF em ambas as doses 50 mg/Kg e 100 mg/Kg reduziu significativamente a pressao arterial quando comparado ao grupo controle (146,1 ± 4.062 n=7 vs 159,0 ± 3,891 n=7, respectivamente) e (126,5 ± 5,322 n=8 vs 150.0 ± 3.039 n=7, respectivamente) para as doses de 50 e 100mg/Kg respectivamente. Apenas a dose de 100 mg/Kg foi capaz de diminuir significativamente a frequencia cardiaca comparando com o grupo controle (314,6 ± 9,507 n=8 vs 358,6 ± 15,00 n=7, respectivamente) e a peroxidacao lipidica (0,9250 nmol/L ± 0,1750 n=4 vs 2,180 nmol/L ± 0,3891 n=5, respectivamente. Nao foi observado melhora na sensibilidade do barorreflexo em nenhuma das doses. A adicao cumulativa da FrAcOEt pH 7 SyRe VSF foi capaz de induzir vasorelaxamento independente de endotelio, uma vez que apresentou Emax= 103,7 ± 9,9 % n=7 na presenca do endotelio e Emax= 105,6 ± 5,9% n=6 na ausencia do mesmo. Desse modo, tais resultados ressaltam a eficacia do processo de extracao e sugerem que a FrAcOEt pH 7 SyRe VSF induz um efeito anti-hipertensivo in vivo e que este efeito pode estar relacionado com o conteudo de compostos fenolicos presentes na fracao; mesmo que, provavelmente alguns polifenois presentes no vinho e importantes para o efeitos biologicos verificados tenham ficado concentrados nas outras fracoes nao avaliadas neste estudo. Alem disso a atividade in vitro observada para a FrAcOEt pH 7 SyRe VSF, induzindo efeito vasorelaxante independente do endotelio vascular, provavelmente envolve o bloqueio de canais para calcio e abertura de canais para potassio.
Interno - 1349965 - BARBARA VIVIANA DE OLIVEIRA SANTOS
Presidente - 2113418 - EDUARDO DE JESUS OLIVEIRA