PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: JEPHESSON ALEX FLORIANO DOS SANTOS

DISCENTE: JEPHESSON ALEX FLORIANO DOS SANTOS
DATA: 22/02/2017
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: TOXICIDADE E POTENCIAL ANTITUMORAL DO ANÁLOGO DA PIPERINA 2-OXO-2-(4-NITROFENILAMINA)-PIPERINOATO DE ETILA EM MODELO EXPERIMENTAL DE TUMOR ASCÍTICO DE EHRLICH
PALAVRAS-CHAVES: Piperina, Atividade antitumoral, Toxicidade
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O cancer e um problema de saude publica mundial, associado a uma elevada taxa de insucesso na terapeutica, o que esta relacionado a aspectos como efetividade, toxicidade, farmacocinetica e resistencia por parte das celulas tumorais. Nesse contexto, produtos naturais continuam exercendo importante papel como prototipos para a sintese de novos candidatos a farmacos. A piperina e um alcaloide amida, isolada de especies de Piper, que apresenta atividade antitumoral, entretanto possui significante toxicidade. Com o objetivo de potencializar a sua atividade e reduzir a toxicidade, varios analogos ineditos estao sendo estudados, dentre estes o 2-oxo-2-(4-nitrofenilamina)-piperinoato de etila (HE02). Esse trabalho objetivou investigar a atividade antitumoral, bem como a toxicidade do HE02. No ensaio de hemolise, HE02 induziu apenas 5,01% de hemolise na maior concentracao testada (1000 µg/mL), sugerindo baixa citotoxicidade em eritrocitos de camundongos. Ja em linhagem de celulas RAW 264.7, HE02 induziu 49,75% de citotoxicidade apos tratamento com 1000 µg/mL. No ensaio de toxicidade pre-clinica aguda, a dose letal 50% (DL50) foi estimada em torno de 2000 mg/kg, o que permitiu a escolha de doses seguras a serem usadas no ensaio farmacologico. Em modelo de tumor ascitico de Ehrlich, HE02 (12,5 ou 25 mg/kg) apresentou atividade antitumoral por reduzir os parametros viabilidade e total celular (p<0,05), sem alterar o volume e massa tumorais. Na analise do perfil do ciclo celular, HE02 (12,5 mg/kg) induziu pequeno aumento no pico sub-G1 (p<0,05), de apenas 10% em relacao ao controle, sugerindo que alteracoes no ciclo celular nao representam um mecanismo importante no efeito antitumoral de HE02. O tratamento com HE02 (12,5 mg/kg) reduziu a microdensidade vascular peritumoral (p<0,05), indicando acao antiangiogenica. Com relacao a avaliacao de citocinas do microambiente tumoral observou-se que HE-02 aumentou as concentracoes de IL-1β, TNF-α e IL-12, ao passo que reduziu as citocinas IL-4 e IL-10 (p<0,05 para todos). Alem disso, HE02 induziu aumento das concentracoes de especies reativas de oxigenio (ROS) e oxido nitrico (NO) no fluido peritoneal (p<0,05 para ambos). Esses dados em conjunto sugerem que HE02 promove modulacao do sistema imune no sentido de estimular um perfil de linfocitos T helper 1 (Th1), que e citotoxico para as celulas tumorais. No que diz respeito a avaliacao da toxicidade no modelo de carcinoma de Ehrlich, foi observado reducao do peso corporal, alem de aumento da ureia, porem o dano renal foi descartado pela analise histologica dos rins. Ainda, foi observado leucocitose acompanhada de neutrofilia e linfopenia. Esses resultados em conjunto sugerem que HE02 apresenta baixa toxicidade e atividade antitumoral in vivo por estimulacao do sistema imune.
Interno - 1117945 - MARCIA REGINA PIUVEZAM
Presidente - 1632241 - MARIANNA VIEIRA SOBRAL