PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: TAINA SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAINA SOUZA SILVA
DATA: 24/02/2017
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: Estudo fitoquímico, atividade antioxidante e fotoprotetora de Chamaecrista sp. e Senna splendida
PALAVRAS-CHAVES: Chamaecrista, Senna splendida, indicadores naturais de pH, fotoprotetor e antioxidante.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A familia Fabaceae apresenta aproximadamente 30% do total de especies presente na Caatinga. Dentre os generos pertencentes a essa familia, encontram-se Chamaecrista e Senna, dos quais ja foram isoladas antraquinonas, flavonoides, diterpenos, alcaloides, entre outros. Especies desses generos apresentam diversas utilizacoes populares e atividades farmacologicas relatadas na literatura, entre as quais, destaca-se a atividade antioxidante. Diante disso, este trabalho teve como objetivo ampliar o conhecimento acerca dos generos Chamaecrista e Senna atraves do estudo fitoquimico de Chamaecrista sp. e Senna splendida, isolando seus constituintes quimicos, avaliar as possiveis atividades antioxidante e fotoprotetora dos extratos e fases obtidas por particao liquido-liquido e buscar substancias que apresentassem atividade como indicadores naturais de pH. Para isso, foram utilizadas as seguintes metodologias: cromatografia liquida em coluna, cromatografia gasosa, espectrometria de massas, ressonancia magnetica nuclear de 1H e 13C, determinacao do teor de fenolicos por Follin-Ciocalteu, determinacao de flavonoides totais, determinacao da porcentagem de reducao do difenil-picrilhidrazina (DPPH) e espectroscopia no ultravioleta visivel (UV-Vis). O estudo fitoquimico de Chamaecrista sp. resultou no isolamento de cinco substancias, sendo elas, β-sitosterol e estigmasterol, emodina, vitexina e orientina, enquanto que o estudo de Senna splendida resultou no isolamento de 5 substancias (justicidina, β-sitosterol glicosilado, estigmasterol glicosilado, rubrofusarina glicosilada, quinquangulina glicosilada) e identificacao por CG-EM de doze substancias (acido 3-β-acetiloxi-lup-20(29)-en-28-oico, dihidroactinodiolideo, fitona, metoxsalen, metilhexacosano, heptacosano, octacosano, nonacosano, triacontano, hentriacontano, β-sitosterol, 4,22-estigmastadien-3-ona e sitostenona). A emodina, isolada de Chamaecrista sp., apresentou a propriedade de indicar o carater acido e basico de solucoes e foi aplicada em aula pratica como indicadora natural de pH para alunos de ensino medio, observando uma grande participacao, aproveitamento e interesse por parte destes. Na determinacao de fenolicos, flavonois e flavonas e avaliacao da atividade antioxidante por DPPH, a fase acetato de etila (FA) de Chamaecrista sp. foi a que apresentou melhor resultado em relacao as outras amostras (229,7 ± 5,21 mg EAG/g de amostra, 8,73 ± 0,22 µg querc/mg de amostra e CE50 9,3 ± 0,23 µg/mL, respectivamente) e na avaliacao da atividade fotoprotetora, a emodina apresentou maior FPS (24,25), seguida da fase acetato de etila de S. splendida que apresentou melhor fator de protecao solar (FPS = 10,76) em relacao aos extratos e fases testados.
Externo à Instituição - ALEXSANDRO FERNANDES MARINHO
Interno - 1349965 - BARBARA VIVIANA DE OLIVEIRA SANTOS