PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Telefone/Ramal
Não informado
Notícias
RESULTADO DA AVALIAÇÃO QUADRIENAL
Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos do CCS/UFPB mantém a qualidade e o nível de excelência com nota 6 na Avaliação Quadrienal da CAPES
O Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos – PgPNSB/CCS mantém a nota 6 de excelência acadêmica na Avaliação Quadrienal da CAPES divulgada no dia 19 de setembro de 2017.
Iniciada em 1976, a avaliação da pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) é o instrumento fundamental do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Conforme o desempenho acadêmico no quadriênio, os cursos recebem notas que variam de 1 a 7. Notas 1 e 2 são consideradas insuficientes e provocam o descredenciamento do curso; notas 3 correspondem ao desempenho médio, que apresenta padrões mínimos de qualidade; notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom, sendo 5 a nota máxima para programas que possuem apenas curso de mestrado. Notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência.
Analisando os dados divulgados pela CAPES, dos 64 cursos avaliados na área de Farmácia, quatro deles obtiveram nota 7 e três nota 6. Dos três programas com nota seis, dois deles estão localizados no estado de São Paulo e um na Paraíba. Assim, o PgPNSB é o único programa de pós-graduação na área de farmácia com nível 6 no Norte/Nordeste do país, além de ser o único programa da área com esse nível 6 da UFPB.
Em 2017, o PgPNSB completa 40 anos de sua criação e a noticia de manutenção do nível 6 é recebida com orgulho dentro das comemorações dos seus 40 anos. Nas palavras do Coordenador do programa, Prof. Dr. Josean Fechine Tavares: “eu agradeço a todos os docentes, discentes e técnicos administrativos que se empenharam arduamente durante o quadriênio para manter os indicadores do programa. Em seu 40 anos de existência presente maior não poderia acontecer. Estou muito feliz enquanto docente e enquanto coordenador que hora ocupo a função”. No entanto, ele mantém os pés no chão e diz que o momento é de comemorar, mas deve-se analisar os dados para que ações continuem sendo desenvolvidas objetivando manter o nível de excelência do PgPNSB.