PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: TASSIANA BARBOSA DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TASSIANA BARBOSA DANTAS
DATA: 18/10/2017
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE E ATIVIDADE ANTIFÚNGICA IN VITRO DO TIMOL SOBRE CEPAS DE PENICILLIUM CITRINUM
PALAVRAS-CHAVES: Atividade Antifúngica; Fitoconstituintes; Timol; Penicillium; Citotoxicidade; Antioxidante; Desenvolvimento embrionário; Ouriço-do-mar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Fungos do genero Penicillium podem ser encontrados nos mais variados substratos e afetam individuos imunocomprometidos, pacientes hospitalizados, animais e plantas diversas, alem de comprometerem a qualidade do ar de ambientes internos. O uso indiscriminado de antibioticos e o decorrente quadro de resistencia dos micro-organismos a terapeutica antimicrobiana convencional vem impulsionando os pesquisadores a buscarem fontes alternativas de compostos antimicrobianos, dentre elas as plantas medicinais e seus fitoconstituintes. E conhecido, tambem, que os produtos naturais nao sao livres da possibilidade de efeitos toxicos ou adversos sendo, portanto, de fundamental importancia estudar sua toxicidade. Nesse contexto, o presente estudo avaliou a atividade antifungica in vitro de sete fitoconstituintes (geraniol, timol, carvacrol, citral, r-citronelal, s-citronelal, 7-hidroxi-citronelal, citronelal e isoeugenol) sobre doze cepas de Penicillium citrinum, por meio do teste de microdiluicao, selecionando-se o que apresentou melhor atividade para o prosseguimento dos testes. Para a realizacao dos estudos de atividade antioxidante e citotoxicidade foram utilizadas hemacias humanas obtidas do banco de sangue do Hospital Universitario Lauro Wanderley. O estudo da embriotoxicidade utilizou celulas embrionarias de ourico-do-mar da especie Echinometra lucunter. Verificou-se que o timol apresentou a melhor atividade biologica dentre os fitoconstituintes testados, inibindo o crescimento de 100% das cepas na concentracao de 64 µg/mL (CIM) e apresentando atividade do tipo fungicida para metade das cepas. O acido peracetico apresentou atividade antifungica apenas na concentracao correspondente ao alto nivel de desinfeccao proposto pelo fabricante, com CIM de 10.000 μg/mL. O antifungico padrao apresentou CIM50 de 8 μg/mL e CIM90 correspondente a 256 μg/mL. O timol apresentou valores de CFM semelhante aos valores da CIM para 1/4 das cepas, enquanto o voriconazol, para 1/6 das cepas. O efeito antifungico do timol e do sanitizante controle nao se deu pela desestabilizacao da parede celular ou pela complexacao com o ergosterol da membrana plasmatica. Nao foram encontrados aditividade, sinergismo ou antagonismo resultantes da associacao timol-voriconazol, avaliada pelo metodo de checkerboard. O timol demonstrou, atraves da analise in silico, boa biodisponibilidade oral e nao apresentou efeitos mutagenico, tumorigenico ou reprodutivo. Estes dados foram confirmados pelas analises de toxicidade in vitro, as quais revelaram: baixissima citotoxicidade frente a eritrocitos, com valores de hemolise apenas para o tipo sanguineo O e abaixo dos 5%; diminuicao dos danos eritrocitarios causados pelo estresse osmotico; atividade antioxidante significativa para os tipos sanguineos B e O; alem de ausencia de atividade antimitotica em celulas embrionarias de ourico-do-mar. Estes resultados sugerem que o timol representa uma nova e promissora possibilidade entre os produtos com atividade antifungica contra Penicillium citrinum, alem de apresentar atividade antioxidante significativa e algum grau de protecao de eritrocitos frente ao estresse osmotico.
Externo ao Programa - 1349965 - BARBARA VIVIANA DE OLIVEIRA SANTOS
Presidente - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA