PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MILEN MARIA MAGALHÃES DE SOUZA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILEN MARIA MAGALHÃES DE SOUZA FERNANDES
DATA: 30/10/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do DCF
TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DOS CONSTITUÍNTES QUÍMICOS DE Pavonia cancellata (L.) E Sida galheirensis (ULBR) - Malvaceae ATRAVÉS DE MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS E ESPECTROSCÓPICOS E AVALIAÇÃO ANTIMICROBIANA DO 5,3’,4’-TRIHIDROXI-7-O-β-D-GLICOPIRANOSIDEO- FLAVONA(CINAROSÍDEO)
PALAVRAS-CHAVES: Malvaceae, Sida galheirensis (Ulbr.), Pavonia cancellata (L.), espectrometria, cromatografia, atividade antimicrobiana.
PÁGINAS: 193
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Pavonia cancellata (L.) e Sida galheirensis (Ulbr.) sao exemplares pertencentes a familia Malvaceae conhecidas popularmente respectivamente, como corda de viola e malva Branca, com uso terapeutico citado pela medicina popular em comunidades do cariri Paraibano. O estudo fitoquimico do extrato etanolico bruto (EEB) e da fase hidroalcoolica das partes aereas de Pavonia cancellata (L.) atraves da tecnica por injecao de fluxo continuo com ionizacao por elestrospray analisada por ion trap com fragmentacoes sucessivas em multiplos estagios (FIA-ESI-IT-MS/MSn) sugeriu a presenca de nove substancias identificadas pela primeira vez na especie: cafeoil-O-glicosideo, canferol-3-O-β–arabinopiranosideo, canferol-3-O-β–glicopiranosideo, quercetina-3-O-glicosideo, 6-metoxiquercetina-7-O-glicosideo, quercetina-3-O-glicoside-7-O-rhaminosideo, canferol-3-7-O-diglicosideo, apigenina-7-O-glicosideo e 3’-O-metilluteolina-glicosideo. No estudo fitoquimico do EEB das partes aereas de Sida galheirensis (Ulbr.) desenvolveu-se o isolamento e identificacao, de 8 substancias utilizando tecnicas fitoquimicas classicas: escoporona (Sg-1), escopoletina (Sg-2), transfelirouiltiramina (Sg-3), lupenona (Sg-4a), α-amirenona (Sg-4b), β- amirenona (Sg-4c), β-sitosterol (Sg- 5a), estigmasterol(Sg-5b), sitostenona (Sg-5c), 173-etoxifeoforbideo a (Sg-6), 173-etoxifeoforbideo b (Sg-7), luteolina-7-O-β-D-glicopiranosideo (cinarosideo) (Sg-8). Atraves da espectrometria de massas com a mesma tecnica adotada para o extrato de P. cancellata analisou-se a fase N-butanolica de S. galheirensis, foi possivel propor nove metabolitos, sendo eles: cafeoil-O-glicosideo, canferol-3-O-β–arabinopiranosideo, apigenina-7-O-glicosideo, eridictiol-7-O-glicosideo, 3’ -O-metilluteolina-glicosideo, quercetina-3-O-glicosideo, vitexina-2”-O-xylose, canferol-3-O-β-D-glicosil-6”-α-L-rhaminosideo, quercetina-3-O-glicoside-7-O-rhaminosideo. A substancia luteolina-7-O-β-D-glicopiranosideo foi avaliada frente a cepas de microorganismos variadas para a determinacao de sua CIM. A concentracao de 512 μg/mL inibiu o crescimento de 75% das cepas utilizadas, apresentando atividade antimicrobiana em Staphylococcus spp, Candida spp e Microsporum. Atraves dos ensaios de quantificacao de fenolicos e de flavonoides totais para os EEB das duas especies reforcou-se o carater antioxidante de S. galheirensis (SILVA, et al 2006) e definiu-se esta propriedade para P. cancellata. A quantificacao dos acucares em S. galheirensis mostrou a presenca dos seguintes carboidratos: xilose, glicose e celobiose.Utilizando a fase hidroalcoolica, que exibiu os seguintes valores: 2,60 g de celobiose, 8,69 g de glicose e 23,56 g de xilose. E para a fracao 100% H2O da fase N-butanolica advinda de uma cromatografia realizada por amberlite Xad-2, exibiu valores quantitavos de: 3,35 g de celobiose, 7,37 g de glicose e 21,09 g de xilose.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1349965 - BARBARA VIVIANA DE OLIVEIRA SANTOS
Externo ao Programa - 181.104.794-72 - EMIDIO VASCONCELOS LEITAO DA CUNHA - UFPB
Interno - 1673860 - MARCUS TULLIUS SCOTTI
Presidente - 337333 - MARIA DE FATIMA VANDERLEI DE SOUZA
Externo ao Programa - 1054190 - ZELIA BRAZ VIEIRA DA SILVA PONTES