PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: DEBORAH RIBEIRO PESSOA MEIRELES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORAH RIBEIRO PESSOA MEIRELES
DATA: 04/12/2017
HORA: 14:00
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: Avaliação da Atividade Antibacteriana, Antioxidante e Toxicológica do Flavonoide isolado de Lonchocarpus araripensis (Leguminosae): Estudos in silico e in vitro
PALAVRAS-CHAVES: Lonchocarpus araripensis, 2,4-cis-3,4-cis-3,4,5,8-tetrametoxi-[1'',2'':6,7]-furanoflavana; atividade antibacteriana; atividade antioxidante; toxicidade.
PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As infeccoes bacterianas, que acometem milhoes de pessoas em todo o mundo, tem aumentado progressivamente nos ultimos anos, impactando na taxa de morbidade e mortalidade. A disseminacao de bacterias resistentes aos medicamentos e uma das mais graves ameacas para o sucesso do tratamento das doencas bacterianas, alem disso, algumas drogas sao muito toxicas, dificultando a adesao ao tratamento. Nesse contexto, os flavonoides tem se destacado por apresentarem diversas atividades farmacologicas, tais como: bactericida, fungicida e antioxidante. Com base nisto, foram estudados os efeitos antibacteriano e antioxidante, a biodisponibilidade oral teorica e o perfil toxicologico do flavonoide 2,4-cis-3,4-cis-3,4,5,8-tetrametoxi-[1'',2'':6,7]-furanoflavana, isolado do extrato hexanico das cascas das raizes de Lonchocarpus araripensis. Para a analise do potencial antimicrobiano do flavonoide foi utilizado a analise in silico com o software Pass online. Para a realizacao dos estudos antibacterianos utilizou-se o teste de microdiluicao com diferentes cepas das bacterias Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa para avaliacao da Concentracao Inibitoria Minima (CIM). Alem disso, determinou-se tambem a Concentracao Bactericida Minima (CBM). No estudo de associacao do flavonoide com antibioticos usados clinicamente, avaliou-se a capacidade do flavonoide em promover sinergismo, indiferenca ou antagonismo, apos a associacao. Na realizacao dos estudos de atividade antioxidante in vitro utilizou-se a tecnica do efeito quelante sobre o ion ferroso. Para a analise toxicologica in silico utilizou-se a ferramenta admetSAR e para a avaliacao da biodisponibilidade por via oral teorica in silico utilizou-se o programa Molinspiration Cheminformatics. O estudo in silico demonstrou que o flavonoide apresentou uma grande probabilidade de ser ativo, frente a varios micro-organismos, incluindo bacterias. Os experimentos de atividade antibacteriana revelaram que o flavonoide apresentou um efeito bacteriano frente especies gram-positivas e gram-negativas, com CIM50 de 64 µg/mL para algumas cepas de Pseudomonas aeruginosa, sobre diferentes cepas de Staphylococcus aureus o flavonoide apresentou CIM50 de 256 µg/mL e sobre uma das cepas testadas de Escherichia coli a CIM50 foi de 512 µg/mL. O flavonoide demonstrou ser bacteriostatico para todas as especies de bacterias testadas e tambem apresentou um efeito sinergico. Nos estudos da atividade antioxidante, o flavonoide apresentou um efeito quelante sobre o ion ferroso. O flavonoide demonstrou uma baixa toxicidade teorica, bem como uma boa biodisponibilidade oral atraves da analise in silico. Estes resultados sugerem que o flavonoide apresenta efeito antibacteriano e antioxidante, com baixo efeito toxicologico.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Presidente - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA
Interno - 1514305 - HEMERSON IURY FERREIRA MAGALHAES
Externo ao Programa - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSÔA
Externo ao Programa - 2009494 - ULRICH VASCONCELOS DA ROCHA GOMES