PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: CHONNY ALEXANDER HERRERA ACEVEDO

DISCENTE: CHONNY ALEXANDER HERRERA ACEVEDO
DATA: 01/12/2017
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: ESTUDOS QUIMIOTAXONÔMICOS E TRIAGEM VIRTUAL DE SESQUITERPENOS LACTONIZADOS ISOLADOS DA FAMÍLIA ASTERACEAE COM POTENCIAL ATIVIDADE LEISHMANICIDA E TRIPANOCIDA
PALAVRAS-CHAVES: Asteraceae, descritores moleculares, Antiprotozoários, sesquiterpenos lactonizados, triagem virtual, Random forest, docking molecular
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Das doencas negligenciadas que afetam milhoes de pessoas ao redor do mundo a leishmaniose e a tripanossomiase americana, sao das mais preocupantes. Anualmente apresentam-se uma grande quantidade de casos que afetam numa ampla percentagem a populacao do Brasil e da Colombia. Algumas das principais dificuldades para o controle e eliminacao destas doencas estao a limitacao e ineficacia dos atuais tratamentos usados, principalmente nas fases cronicas. Multiplos estudos validaram o efeito dos produtos naturais como potenciais fontes de novos e seletivos agentes para o tratamento de doencas tropicais causados por protozoarios e outros parasitos. Dentro das investigacoes realizadas, a familia Asteraceae tem permitido o isolamento de uma grande variedade de substancias que exibem diversas atividades biologicas, entre elas tripanocida e leishmanicida. Os sesquiterpenos lactonizados sao metabolitos secundarios caracteristicos desta familia, os quais ainda nao tem sido estudado com profundidade, mas presentam um grande potencial de atividade antiprotozoaria. Os metodos computacionais, tem emergido nos ultimos anos, como uma importante ferramenta na area da quimica medicinal, melhorando a eficiencia de multiplos processos para o desenvolvimento de novos tratamentos, reduzindo custos e recursos. Especificamente, as metodologias de triagem virtual destacam-se porque brindam a possibilidade de pesquisar partes extremamente amplas do espaco quimico, propor novas estruturas, assim como a avaliacao dos mecanismos de acao das moleculas potencialmente ativas. Portanto, este estudo tem como objetivo, utilizar, criar e combinar diversas metodologias de triagem virtual baseadas na estrutura: atraves de docking molecular, descritores moleculares e algoritmos de aprendizado de maquina, baseado em banco de dados de produtos naturais com o fim de propor sesquiterpenos lactonizados com potenciais atividades, tripanocida e leishmanicida. No capitulo 2, apresenta-se a importancia biologica dos sesquiterpenos lactonizados na luta contra as doencas tropicais negligenciadas, comecando pela revisao dos atuais tratamentos usados contra Leishmaniose e tripanossomiase assim como as dificuldades que estes apresentam. Posteriormente, sao mencionados os principais estudos in vitro que tem demonstrado o grande potencial dos sesquiterpenos lactonizados como agentes terapeuticos para estas doencas. Por ultimo, sao revisadas as investigacoes desenvolvidas com ferramentas in silico na busca de novas moleculas com atividade leishmanicida e antichagasica. O capitulo 3, apresenta uma moderna e inovadora ferramenta web para o gerenciamento do banco de dados de metabolitos secundarios, chamada SISTEMATX a qual foi desenvolvida no laboratorio de quimioinformatica da Universidade federal da Paraiba. Em seguida, no capitulo 4, modelos classificatorios “Random forest” com poder preditivo acima de 74% de acuracia para cada uma das tres formas parasitarias de Trypanosoma cruzi foram criados. Posteriormente, levou-se a cabo uma triagem virtual baseada na estrutura do ligante, usando um banco de dados proprio (SISTEMATX) constituido por 1,306 sesquiterpenos lactonizados. O numero de estruturas classificadas como ativas foram: 34 (amastigota), 17(tripomastigota) e 420 (epimastigota). Igualmente, um estudo de triagem virtual baseado na estrutura do receptor foi realizada mediante docking molecular do mesmo banco de moleculas usando 8 enzimas alvos do parasita. Mediante uma analise de consenso das duas tecnicas, buscou-se normalizar os valores de probabilidades, para verificar compostos potencialmente ativos e estabelecer o possivel mecanismo de acao destes. O ultimo capitulo, apresenta um estudo computacional dirigido a busca de estruturas com potencial atividade leishmanicida, usando o mesmo grupo de 1,306 sesquiterpenos lactonizados do SistematX. A triagem virtual baseada na estrutura do ligante mostrou 741 moleculas classificadas como ativas para a forma parasitaria amastigota e 11 estruturas ativas para promastigota. A triagem virtual baseado na estrutura do receptor foi feita usando 3 estruturas de proteinas alvo de L. donovani, assim como um modelo de homologia de Pteridine reductase 1 (LdPTR1). Finalmente, mediante uma aproximacao combinada das duas metodologias de triagem virtual, 11 moleculas foram classificadas como ativas, sendo dois deles classificados como potenciais estruturas leishmanicidas multialvo.
Presidente - 1673860 - MARCUS TULLIUS SCOTTI
Interno - 032.255.374-11 - FRANCISCO JAIME BEZERRA MENDONÇA JÚNIOR - UEPB