PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: PATRICIA NERIS ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA NERIS ANDRADE
DATA: 11/12/2017
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: ESTUDOS in vitro E in vivo DA ATIVIDADE DA NEOLIGNANA LICARINA A LIVRE OU ASSOCIADA AO ÁCIDO ASCÓRBICO SOBRE Leishmania (Leishmania) amazonensis
PALAVRAS-CHAVES: Licarina A, L. (L.) amazonensis, atividade antileishmania
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As drogas disponiveis para o tratamento das leishmanioses sao geralmente toxicas. No Brasil, o tratamento dessas doencas e realizado principalmente pela da administracao parenteral do antimonial pentavalente Glucantime®, utilizado como droga de primeira escolha. Todavia, a terapeutica com este medicamento, alem de apresentar serios efeitos colaterais, comumente apresenta falhas devido a frequente selecao de parasitos Leishmania sp. resistentes aos antimoniais. Portanto torna-se necessaria a busca por moleculas bioativas que sejam efetivas contra os parasitos, sem apresentarem toxicidade significativa para humanos. Neste contexto, esse trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antileishmania da neolignana Licarina A em modelos experimentais in vitro e in vivo. A Licarina A apresentou atividade antileishmania in vitro sobre formas promastigotas (CI50 de 22,13µg/mL), amastigotas axenicas (CE50 de 10,78µg/mL) e amastigotas intracelulares (CE50/72h de 5,68µg/mL) de Leishmania (L.) amazonensis. A sua acao sobre macrofagos infectados foi associada a uma atividade imunoloduladora devido ao aumento nos niveis de Interleucina (IL)-12 e oxido nitrico (NO), sendo esse aumento de 15,2% (p ≤ 0,05) e 120,34% (p ≤ 0,05) respectivamente, alem de diminuicao dos niveis de IL-6 e IL-10 em 51,5% (p ≤ 0,05) e 42,78% (p ≤ 0,05), respectivamente, apos tratamento com 15 µg/mL da licairna A por 72h. Verificou-se que a licarina A tambem foi efetiva sobre parasitos de L. (L.) amazonensis resistente ao antimonial trivalente (SbIII). Embora esses parasitos resistentes ao antimonio tenham apresentado uma maior virulencia do que a correspondente cultura sensivel, tanto em modelos de infeccao in vitro como in vivo, a licarina A foi igualmente efetiva sobre ambas as culturas. Observou-se tambem que camundongos Swiss infectados com L. (L.) amazonensis e tratados com a licarina A e o acido ascorbico apresentaram uma reducao significativa de 40,78% (p ≤ 0,05) no tamanho de lesao a partir da quarta semana de tratamento, bem como reducao na carga parasitaria do linfonodo e baco destes animais. Adicionalmente, a histoarquitetura da pata dos animais tratados foi parcialmente restaurada, observando-se reorganizacao das fibras colagenas, diminuicao do edema e do infiltrado celular na derme, hipoderme e entre as fibras musculares. Esse resultado foi tambem associado a uma resposta imunomoduladora, devido a um aumento na producao de Interferon (IF)-γ de 266,7% (p ≤ 0,001) pelas celulas dos linfonodos dos animais tratados. Verificou-se que o co-tratamento com licarina A e acido ascorbico nao apresentou toxicidade significativa, visto que os animais nao apresentaram alteracao no peso, na pelagem, nem nos parametros bioquimicos e hematologicos analisados. Assim, conclui-se que a licarina A apresenta expressiva atividade antileishmania em modelo murino, sendo uma molecula promissora a ser melhor investigada na busca por novos tratamentos para as leishmanioses.
Externo ao Programa - 1135953 - LOUISA MARIA DE ANDRADE E SOUSA
Interno - 1117945 - MARCIA REGINA PIUVEZAM