PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: HERMES DINIZ NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERMES DINIZ NETO
DATA: 08/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: PgPNSB
TÍTULO: Avaliação da atividade antifúngica do geraniol sobre Candida albicans e Candida tropicalis isoladas de conteúdo pulmonar.
PALAVRAS-CHAVES: Candida albicans. Candida tropicalis. Candidíase. Candidíase pulmonar. Candidemia. Geraniol. Associação. Time-kill.
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Recentemente, tem ocorrido um aumento nos casos de infeccoes hospitalares provocadas por leveduras do genero Candida, com notavel crescimento da ocorrencia de especies nao-albicans. As formas superficiais de candidiase sao capazes de evoluir para a forma sistemica afetando diferentes orgaos, podendo atingir as vias aereas inferiores, compondo um quadro de candidiase disseminada pulmonar de diagnostico complexo, dificil tratamento e alta mortalidade. Como meio de se obter novas opcoes terapeuticas no combate a estas infeccoes, os produtos naturais de origem vegetal possuem alto valor cientifico por oferecem uma vasta quantidade de diferentes substancias de variadas classes fitoquimicas. Uma destas classes, os monoterpenos, se destacam por apresentarem multiplas atividades biologicas de interesse medico. Diante destas premissas, foi avaliada a atividade antifungica do monoterpeno geraniol contra cepas de Candida albicans e Candida tropicalis por meio de ensaios realizados in vitro: Determinacao da Concentracao Inibitoria Minima (CIM) e Concentracao Fungicida Minima (CFM), estudo do efeito do fitoconstituinte sobre a micromorfologia fungica, avaliacao do efeito da substancia sobre a cinetica de crescimento microbiano (time-kill) e ensaio de associacao entre o monoterpeno e antifungico-padrao (anfotericina B). Nos ensaios de atividade antifungica, o geraniol apresentou CIM de ate 64 μg/mL e CFM de ate 256 μg/mL. O monoterpeno tambem demonstrou eficacia em inibir o aparecimento de estruturas de virulencia como pseudohifas e causar acentuada diminuicao de blastoconidios no ensaio de efeito sobre micromorfologia fungica. No ensaio de cinetica de morte microbiana (time-kill), o monoterpeno demonstrou atividade fungicida concentracao-dependente ao inibir o crescimento de aproximadamente 99% das leveduras ao final do periodo de 24 h com eficacia de inibicao de crescimento diretamente proporcional a concentracao utilizada. A associacao entre o geraniol e a anfotericina B nao apresentou sinergismo ou antagonismo, sendo caracterizada como indiferente por nao ser observada divergencias entre a CIM da associacao e a CIM de cada substancia isolada. Em conclusao, o monoterpeno geraniol apresentou importante atividade antifungica de carater fungicida, inibindo surgimento de estruturas de resistencia e virulencia fungicas com eficacia dependendo diretamente da concentracao utilizada, porem, sem atuar em sinergismo com antifungico-padrao.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA
Interno - 6336328 - REINALDO NOBREGA DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2009494 - ULRICH VASCONCELOS DA ROCHA GOMES