PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: JULIANA DE MEDEIROS GOMES

DISCENTE: JULIANA DE MEDEIROS GOMES
DATA: 23/02/2018
LOCAL: PgPNSB
TÍTULO: Estudo preliminar da potencial atividade fotoprotetor e antioxidante de Mentha x villosa
PALAVRAS-CHAVES: Mentha x villosa. Fotoproteção. Fator de proteção solar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Mentha x villosa e uma especie de planta pertencente a familia Lamiaceae, sendo um hibrido das especies Mentha spicata e Mentha suaveolens Ehrh. Ela e popularmente utilizada como antimicrobiana e antiparasitaria, entretanto, nao existem muitos estudos sobre sua composicao fenolicos, alem de nao haver registros sobre sua acao fotoprotetora relatadas. Portanto, com esse estudo, objetivou-se avaliar a atividade antioxidante e fotoprotetora da especie citada. Para isso, as partes aereas de Mentha x villosa foram coletadas no Horto do Instituto de Pesquisa em Farmacos e Medicamentos (IPeFarM) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), Campus I, municipio de Joao Pessoa-PB, e a partir do material vegetal fresco triturado, foi feita a maceracao com etanol 96% e posteriormente, foi obtido o Extrato Etanolico Bruto. Um metodo analitico foi desenvolvido e validado por CLAE-DAD para o marcador Acido Rosmarinico e apresentou especificidade, linearidade, precisao, precisao intermediaria, exatidao e robustez de acordo com as especificacoes exigidas pela ANVISA no Guia de Validacao de metodos analiticos e bioanaliticos (RE nº 899/2003). O teor de fenolicos totais da amostra foi determinado seguindo o metodo de Folin-Ciocalteu, utilizando o acido galico como padrao. Para a determinacao da atividade antioxidante da amostra foi utilizado o metodo do sequestro de radicais DPPH, baseado na reducao desse radical quando diante de uma substancia antioxidante, sendo o acido ascorbico a substancia padrao e todas as analises foram realizadas em triplicata. Para avaliacao da atividade fotoprotetora foi determinada a absorbancia maxima por meio de uma varredura de espectro na faixa de comprimento de onda entre 200 a 400 nm em espectrofotometro UV e o fator de protecao solar (FPS) in vitro atraves do metodo desenvolvido por Mansur. Alem do FPS do extrato, foi avaliado tambem o FPS do resveratrol e de sua associacao com o extrato. Apos analise, foi possivel constatar que o EEB de Mentha x villosa apresentou teor de fenolicos totais igual a 116,25 ± 1,42 mg EAG/ g de amostra e CE50 igual a 98,03 ± 1,47 µg / mL referente a atividade antioxidante. No que se refere a fotoprotecao, o EEB de Mentha x villosa apresentou bandas de absorcao intensas na regiao UVB e UVA e FPS = 13,23. Quanto a sua associacao com o resveratrol, o FPS foi igual a 14,29, enquanto que o resveratrol sozinho teve FPS = 21,80. Os resultados desse trabalho mostraram que Mentha x villosa tem uma boa atividade fotoprotetora preliminar, consideravel teor de fenolicos totais e atividade antioxidante frente ao DPPH, merecendo uma avaliacao mais aprofundada relacionada a fotoprotecao.
Interno - 6332264 - JOSE MARIA BARBOSA FILHO
Presidente - 2546542 - JOSEAN FECHINE TAVARES