PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: JULIANA DA CAMARA ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA DA CAMARA ROCHA
DATA: 04/05/2018
LOCAL: Auditório do DCF
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DA ATIVIDADE BIOLÓGICA DOS ADUTOS DE MORITA-BAYLIS-HILLMAN SOBRE Leishmania spp.
PALAVRAS-CHAVES: atividade anti-Leishmania, compostos sintéticos, leishmanioses
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O tratamento das leishmanioses e baseado na utilizacao de compostos antimoniais pentavalentes, como medicamentos de primeira escolha; sendo drogas altamente toxicas, de administracao parenteral e que apresentam varios efeitos colaterais. Esse complexo de doencas e um problema de saude publica, com desafios na identificacao de novas terapias que permitam uma maior adesao e melhor qualidade no tratamento aos pacientes. Com a elevada toxicidade e o aparecimento de resistencia as drogas, se justifica a busca de novas alternativas para o tratamento das leishmanioses. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade anti-Leishmania dos adutos de Morita-Baylis-Hillman em modelos experimentais in vitro e ex vivo. Das moleculas avaliadas oriundas da reacao de Morita-Baylis-Hillman, 35 apresentaram atividade sobre as formas promastigotas de L. donovani, tendo a MBH-A12 e MBH-A13 baixos valores de CI50 e serem do mesmo processo de sintese, por isso, foram selecionadas para continuacao da avaliacao biologica. Essas duas substancias tambem apresentaram inibicao de crescimento significativa sobre as formas promastigotas de L. infantum, L. amazonensis e L. braziliensis, demonstrando que elas apresentam efeito sobre a diversidade de especies de Leishmania que causam manifestacoes clinicas diferentes. Alem disso, apresentaram atividade biologica sobre as formas amastigotas axenicas de L. infantum e L. amazonensis. Dentro das concentracoes testadas, essas drogas nao apresentaram toxicidade para celulas mononucleares de sangue periferico e eritrocitos humanos, tendo assim otimos indices de seletividade com tropismo para o parasito. No modelo de avaliacao da taxa de infeccao em monocitos humanos, nao observamos diferenca estatistica com o tratamento das substancias, nem modulacao via sintese de oxido nitrico. O tratamento com o MBH-A12 e MBH-A13 se mostrou diferente entre as especies L. infantum e L. amazonensis, para o percentual de celulas marcadas com anexina e IP, mostrando sobretudo que as substancias sugerem um padrao de morte celular em promastigotas envolvendo a apoptose, diferente da anfotericina B que tambem leva ao processo de necrose. Os adutos de Morita-Baylis-Hillman apresentaram otimos resultados de atividade sobre as formas promastigotas e amastigotas axenicas de diferentes especies de Leishmania, nao sendo toxicas para celulas mononucleares de sangue periferico e eritrocitos humanos, alem do perfil de morte celular demonstrar ser via apoptose. Assim, conclui-se que os adutos de Morita-Baylis-Hillman sao compostos com expressiva atividade anti-Leishmania em modelo in vitro, sendo moleculas a serem melhor investigadas quanto ao mecanismo de acao, na busca por novos tratamentos para as leishmanioses.
Externo ao Programa - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Presidente - 1859718 - CAMILLE DE MOURA BALARINI