PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
32167831

Notícias


Banca de DEFESA: PATRÍCIA BRIANNE DA COSTA PENHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRÍCIA BRIANNE DA COSTA PENHA
DATA: 15/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: LABORATORIO DE VOS
TÍTULO: EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE ASSESSORIA VOCAL PARA O PROFESSOR: ANÁLISE DE UMA MODALIDADE DE INTERVENÇÃO SEMIPRESENCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Voz, Docentes, Processos grupais, Educação a distância, Promoção da saúde.
PÁGINAS: 2
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: O presente trabalho de dissertacao e dividido em dois artigos, ambos com a tematica de intervencao a saude vocal do professor. O artigo 1 trata-se de uma revisao integrativa que buscou verificar a efetividade das acoes fonoaudiologicas em grupo voltadas a saude vocal do professor. A pesquisa inicial nas bases de dados selecionadas resultou em 1.944 artigos e de acordo com os criterios de elegibilidade, nove estudos foram incluidos. A partir da analise desses estudos, concluiu-se que as acoes fonoaudiologicas em grupo sao efetivas para a qualidade de vida, reduzindo os sintomas vocais e emocionais causados pela multifatoriedade presente no contexto de trabalho do professor. Alem disso, a pratica da terapia em grupo na propria escola, permite a criacao de um ambiente favoravel para discussao, solucao de problemas e estreitamento de lacos entre os professores, promovendo uma rede de apoio e aprendizado compartilhado. O artigo 2 trata-se de um estudo do tipo intervencional, ensaio clinico nao randomizado e comparativo. O objetivo deste foi verificar a efetividade de um Programa de Assessoria Vocal na modalidade semipresencial para professores do ensino fundamental da rede municipal de Joao Pessoa-PB. Participaram 41 professores que foram divididos em dois grupos: presencial (Grupo Controle=18) e semipresencial (Grupo Experimental=23). Os resultados revelaram que o Programa de Assessoria Vocal na modalidade semipresencial e efetivo para o aumento dos conhecimentos em saude vocal, diminuicao do risco para disturbio de voz e melhora da qualidade vocal. O metodo EaD e recurso promissor para promover educacao em saude vocal para professores.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1803504 - LEANDRO DE ARAUJO PERNAMBUCO
Interno - 2634755 - LEONARDO WANDERLEY LOPES
Externo ao Programa - 1724406 - LUIZ MEDEIROS DE ARAUJO LIMA FILHO
Externo à Instituição - LÉSLIE PICCOLOTTO FERREIRA
Presidente - 1890525 - MARIA FABIANA BONFIM DE LIMA SILVA
Externo ao Programa - 1079879 - PRISCILA OLIVEIRA COSTA SILVA