PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DHEBORA HELOISA NASCIMENTO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DHEBORA HELOISA NASCIMENTO DOS SANTOS
DATA: 26/04/2021
LOCAL: Plataforma escolhida para a videoconferência: ZOOM link:https://us02web.zoom.us/j/85466479790?pwd=Tm
TÍTULO: TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO TRANSCULTURAL DO APRAXIA OF SPEECH RATING SCALE
PALAVRAS-CHAVES: Apraxia, Acquired Apraxia of Speech, Psychometrics.
RESUMO: Introdução: Não existe no Brasil um instrumento de avaliação confiável para o diagnóstico de apraxia da fala. O Apraxia of Speech Rating Scale (ASRS) é uma escala que propõe diagnostico diferencial entre a apraxia de fala, disartia e afasia. Essa escala apresenta excelente confiabilidade entre juízes do escore total dela. Dessa forma, faz-se necessário o início do processo de validação desta escala para o Brasil. Objeitivo: traduzir e adaptar transcultural do Apraxia of Speech Rating Scale para o português brasileiro. Método: estudo de validação restrito à tradução e adaptação transcultural. Foram realizadas as seguintes etapas: etapa de tradução e síntese das traduções, verificação da aplicabilidade da síntese da escala e juízes serão recrutados para essa etapa, análise de relevância e viabilidade serão calculados pelo Indice de Validade individual e total. Por fim, a síntese será equiparada quanto as equivalências semânticas, idiomáticas, experiencial, conceitual, sintática, gramatical e operacional. Resultados esperados: a versão brasileira do Apraxia of Speech Rating Scale apresentará equivalência semântica, idiomática, experiencial, conceitual e sintática/gramatical em relação ao original, dessa forma, apta para as próximas etapas de validação.
Presidente - 2634755 - LEONARDO WANDERLEY LOPES
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES